Últimas indefectivações

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Como ganhar estrelas Michelin

"O Benfica venceu cinco dos últimos seis campeonatos e é preciso recuar ao período 1971-1977 para encontrar um ciclo vitorioso encarnado do mesmo calibre. Este dado, significativo, ganha ainda maior alcance se repararmos que o título que a equipa da Luz acaba de conquistar teve, na primeira linha, sete portugueses titulares, e a hegemonia de 1971-1977 aconteceu quando ainda no Benfica só podiam actuar jogadores nacionais.
Devem apontar, estes dados, para um comportamento xenófobo, como o mais adequado? Não, nem por sombras, quem optar por essa rota nunca chegará a bom porto. Os estrangeiros de qualidade, neste mundo pós-Bosman, devem ser bem-vindos. Mas isso não invalida um facto insofismável: nenhuma identificação da equipa com o clube será mais forte do que aquela que tem por base jogadores que os adeptos reconhecem como dos seus.
O segredo do êxito, como na qualquer bom cozinhado, está na qualidade dos produtos e na medida certa do tempero. Idealmente, no futebol, ter uma base sólida feita em casa, potenciada por reforços escolhidos cirurgicamente, é o ideal para ter direito a estrelas Michelin.
O problema é que, muitas vezes, os clubes preferem comprar meia dúzia de sapateiras, quando aquilo que lhes faz falta são duas lagostas. Gastam o mesmo e ficam pior...

PS - Com a morte de Niki Lauda, parte quem deixou marca indelével no desporto automóvel, mas, sobretudo, desaparece alguém que, nos deu uma tremenda lição de vida, Niki Lauda, onde estiver, já deve andar à procura de James Hunt, para uma corrida eterna."

José Manuel Delgado, in A Bola

1 comentário:

  1. Falar em hegemonia é desproporcionado…! Tenho a perfeita consciência da consideração odienta que os nosso inimigos, scp e fcp, têm pelo Benfica. Mas de maneira nenhuma devemos descer ao nivel deles. Já nos esquecemos dos …" 10 anos à frente dos outros…" ?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!