Últimas indefectivações

domingo, 28 de abril de 2019

Substância e matéria

"Imaginemos o futebol como sendo uma actividade meramente fabril, para dispensando a metafísica, ousarmos reflectir sobre a produção da unidade Florentino Luís nos 90 minutos que esteve em campo no jogo com o Marítimo. Foi, entre todos, o jogador com maior número de interceptações (8), com o maior número de recuperações de bola (10), com melhor percentagem de passe (92,9%) e com melhor percentagem de passe no meio-campo do adversário (91,7%). Fará 20 anos daqui por quatro meses. Dispõe também do dom de se tornar invisível quando a sua equipa precisa daquela dose extra de sortilégio que só um Florentino Luís lhe pode dar. Desaparecendo, evaporando-se, não se fazendo notar nem pelos adversários, nem pelos colegas de equipa, nem pelo público, Florentino reaparece surpreendentemente do nada para interceptar tentativas de avanços dos contrários, para recuperar uma bola e oferecê-la a um colega de equipa, para executar com a precisão que os números revelam passes curtos, médios ou longos com a naturalidade das coisas naturais. depois, cumprida a preceito a tarefa, Florentino Luís volta a tornar-se invisível. "Foi-se, desapareceu outra vez envolto na nuvem do seu mistério". Isto para dar uso contemporâneo à bonita expressão que o romancista Joseph Conrad utilizou para nos descrever um determinado personagem que passava o tempo a desaparecer nas páginas do eu romance "Lord Jim". É esta a singular faculdade de Florentino Luís, a invisibilidade, que a equipa do Benfica se agarra quando se vê aflita e é também a esse mesmo dom raro, o de aparecer e desaparecer quando se quer, que se agarram os sócios e os adeptos do Benfica na esperança de que ninguém de fora acabe por descobrir aquele talento absurdo de jogador chamado Florentino Luís.
Já João Félix é bastante mais fácil de definir. Aos 19 anos, com a mesma idade de Florentino Luís, ele é, da cabeça aos pés, a inteligência em movimento. Ao contrário de Florentino Luís, cujo truque é fingir que não está lá porque ele é só a substância, o truque de João Félix é estar em campo o tempo todo. Félix é só matéria. Vêem os colegas de equipa, vêem os adversários, vê a imprensa, vê a vizinha do 2º esquerdo, vêem os empresários e vêem os emblemas milionários do futebol europeu.
O presidente do Benfica foi confrontado a meio da semana com notícias sobre o interesse de tubarões em João Félix e companhia. Afirmou que tudo fará "para não sair ninguém" e rematou a conversa com uma frase pouco profética mas muito enigmática. "Posso mesmo dizer que não vai sair ninguém". Pouco ou nada profética frase porque, com franqueza, não se imagina maneira de Vieira resistir às ofertas do capital internacional pelas jóias da sua coroa. Muito enigmática porque, sabendo o presidente do Benfica que não há maneira de resistir, não sabendo nós o que terá Vieira na ideia para dizer uma coisa destas. Mas alguma coisa será certamente."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!