Últimas indefectivações

domingo, 7 de abril de 2019

O foco

"Depois da derrota em Alvalade o Benfica joga hoje em Santa Maria da Feira uma diferente 'nova final'. Diria uma principal 'nova final'!

1. No momento em que o futebol europeu discute o futuro próximo das suas competições é interessante perceber que nos teremos que nos preparar para uma acesa disputa entre a Associação das Ligas Europeias e a Associação de Clubes Europeus. E essa disputa terá na UEFA o decisor supremo e com a directa intervenção de algumas principais Federações e de entre elas, a nossa reconhecida Federação de Futebol. E no início de Maio haverá reuniões importantes e que nos ajudarão a perceber, a par da controversa ideia da FIFA de uma alargado Mundial de clubes, o futuro do futebol europeu nos tempos imediatos. O que importa é que o futebol nos relvados das ligas nacionais não deixe de acontecer, por regra, aos fim de semana. Mesmo que as circunstâncias dos tempos de descanso nos levem a jogos à sexta-feira (como o Futebol Clube do Porto - Boavista) ou à segunda-feira (como ocorrerá com o Benfica - Marítimo a 22 de Abril, depois do jogo na Alemanha para a segunda mão da Liga Europa). Ou, também, a jogos das selecções nacionais ao longo dos diferentes dias da(s) semana(s) das pausas para os respectivos jogos. O que sabemos é que as televisões - cada vez mais e pagas! - sabem que o futebol é um dos produtos mais atractivos deste tempo de múltiplos entretenimentos e de diferentes prazeres. E que este tempo comunicacional já não se centra, em exclusivo, no direito televisivo. Tem se estar nas múltiplas plataformas existentes e que nos levem, onde quer que estejamos, a ver o jogo do nosso clube de paixão e da nossa selecção do coração. Mas, permitam esta ousadia, apreciava - como diz o meu jovem amigo Alberto! - que os jogos das ligas nacionais se disputassem preferencialmente ao fim de semana.

2. O que sei, por ora, é que as existentes competições europeias se disputam entre terça e quintas-feiras. Com horário certo no grande espaço europeu agora que o seu Parlamento, em efectivas disputa eleitoral, aprovou a uniformização da hora! E o horário leva a que os grandes jogos europeus se disputem no pós jantar, ou seja, entre as 21 e as 23 horas. Nesta semana que arranca regressam, nos seus quartos de final, a Liga dos Campeões e a Liga Europa. E a Liga portuguesa é um das poucas ligas europeias que mantém representantes nestas duas competições. O que evidencia que Benfica e Futebol Clube do Porto estão no topo da Europa e que podem ajudar Portugal no ainda importante ranking da UEFA. Classificação que determina o número de clubes que cada Liga nacional leva para as competições europeias. Por ora apenas duas. Mas, no arranque da próxima década, já serão três e sem que saibamos ou termos da desejada - para uns chumbada... - superliga europeia! Mas importa que acompanhemos, tal como a novela do Brexit, o que vai acontecer, por exemplo em 8 de Maio em Nyon, com o futuro próximo das competições europeias de clubes. E como aprendemos com Pitigrili «tudo deve ser discutido. Sobre isso não há discussão»! Na certeza, como lemos em textos xintoístas, que «não te ressintas se alguém discorda de ti»! Algo que alguns dos que escutaram o Presidente do Barcelona, Josep Bartomeu na passada segunda-feira na Cidade do Futebol - numa sugestiva, interessante e motivante conferência promovida pelo Presidente Fernando Gomes - deveriam mesmo interiorizar. Já que no demais fomos esmagados pelo sentido estratégico e pelos números apresentados pelo líder, assumidamente colegial, do Barcelona!

3. O Conselho de Arbitragem deu pública nota que designará os árbitros mais experientes para os principais jogos das competições profissionais. Quer para árbitros de campo quer para os cada vez mais importantes VAR's. É que o vídeoárbitro está a ter um papel determinante em muitos encontros. Decidindo lances, anulando golos e suscitando polémica que, de verdade, não consegue ser minimamente esclarecida. E sem que a liderança do Conselho de Arbitragem consiga escapar a críticas de que, em bom rigor, não é responsável. E escrevi conscientemente no plural em razão da acrescida luta no topo da segunda liga a da intensa discussão pela não descida na principal tendo em conta, acentue-se, a disputa pelo acesso aos milhões das televisões. É que a diferença entre estar na primeira ou na segunda é de quase de quatrocentos mil euros. De um para dez. O que é um dos maiores diferenciais das principais ligas europeias. Fez bem o Conselho de Arbitragem em dar nota dos seus propósitos. E fez muito bem em designar, por exemplo, Jorge Sousa para o jogo de ontem entre o Nacional e o Aves. Era um jogo de milhões e daí um nome grande para uma importante decisão!

4. Depois da derrota em Alvalade o Benfica joga hoje em Santa Maria da Feira uma diferente nova final. Diria uma principal nova final! Sou daqueles que entendo que o foco do Benfica deve ser a Liga NOS. E face ao plantel disponível e às circunstâncias da presente época assumo que o foco não deve ter distracções. Hoje frente ao um desesperado Feirense o Benfica, mesmo sem Gabriel e ao colinho de milhares de adeptos, tem de conquistar, com toda a segurança, os três pontos e preparar-se, com a necessária rotação, para os dois jogos da Liga Europa e essencialmente para os dois relevantes e consecutivos jogos para a nossa Liga no Estádio da Luz. Duas vezes face ao Eintracht de Frankfurt e também face ao Vitória de Setúbal e ao Marítimo. E, depois, no final de Abril, a complexa deslocação, a Braga! Daí o foco! Tem de ser este espírito, o foco, que domina a equipa liderada por Bruno Lage. Apenas preocupada consigo. Com o seu mérito e a sua unidade. Com a sua excelência e a sua esperança. E é a cultura deste espírito que, como diz Herbert Spencer «aumenta os sentimentos de dignidade e de independência». Face a tudo e a todos. E a todas as circunstâncias. Que existem mas não podem condicionar. Já que a fé é intensa e o apoio dos adeptos é imenso. E é esta solidariedade que hoje, decerto, se sentirá em Santa Maria da Feira. E quinta no Estádio da Luz. E no próximo domingo de novo na Luz. E na quinta-feita Santa em Frankfurt. E na segunda-feira de Páscoa, dia da festa Valfor - uma linda aldeia do atractivo conselho da Meda - de novo num acolhedor Estádio da Luz. E, assim, final a final, se saboreia a reconquista!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!