Últimas indefectivações

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Os números falam por si

"O êxito desportivo do Benfica nas últimas 10 temporadas só pode ser visto – não há outra forma – a partir dos números comparativos e daquilo que eles representam no espaço nacional. Mais do que as palavras, aqui contam os números:
Futebol
Títulos: SLB, 17; FCP, 14; SCP, 3
Campeonatos: SLB, 5; FCP, 5; SCP, 0
Taças de Portugal: SLB, 2; FCP, 3; SCP, 1
Taças da Liga: SLB, 7; FCP, 0; SCP, 1
Supertaças: SLB, 3; FCP, 6; SCP, 1
Finais Europeias: SLB, 2; FCP, 1; SCP, 0
Treinadores: SLB, 3; FCP, 9; SCP; 16
A última década dos três maiores clubes do futebol português fica assim explicada. Mas se ao futebol juntarmos o balanço, no mesmo período de tempo, das 5 principais modalidades de pavilhão, temos aí a melhor década da história do clube:
SLB: 96 títulos
FCP: 46 títulos
SCP: 33 títulos
Os últimos 10 anos confirmam ainda uma outra tendência, cada vez mais acentuada, que passa pelo aumento considerável de jogadores do Benfica convocados para as Selecções Nacionais, com FC Porto e Sporting a surgirem em sentido inverso.
Por fim, e falando apenas de futebol, vale a pena lembrar a distribuição por década dos 36 campeonatos conquistados pelo Benfica:
Anos 30-39: 3 campeonatos
Anos 40-49: 3 campeonatos
Anos 50-59: 3 campeonatos
Anos 60-69: 8 campeonatos
Anos 70-79: 6 campeonatos
Anos 80-89: 5 campeonatos
Anos 90-99: 2 campeonatos
Anos 00-09: 1 campeonato
Anos 10-19: 5 campeonatos (podendo chegar a 6)
Os factos são muito teimosos.

PS: Miguel Sousa Tavares, seguramente por distracção, cometeu ontem um lamentável lapso ao afirmar que “uma empresa que tem um passivo de 380 milhões de euros não pode dizer que dinheiro não é problema para se contratar José Mourinho”, lembrando depois aquilo que poderão pensar os credores sobre o assunto. Ora, é estranho que um comentador tão reputado não saiba que o Benfica não tem dívidas. Tem passivo. Negociado, estruturado e cumprido. Talvez um dia Miguel Sousa Tavares nos possa explicar, isso sim, aquilo que pode e não pode fazer um clube intervencionado pela UEFA e como chegou a essa situação apesar de vendas de milhões."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!