Últimas indefectivações

domingo, 26 de agosto de 2018

Dérbi não fragiliza ninguém

"Benfica reagiu com o lado emocional, Sporting nunca entrou em pânico: João Félix mexeu no jogo

Factor surpresa
1. Um dérbi gera sempre grandes expectativas, mesmo com as duas equipas a chegarem em momentos diferentes. O Benfica tinha dado sinais de ser equipa mais consolidada, tinha vindo a fazer boas exibições. O Sporting vinha de momento difícil, com jogadores a chegarem a conta-gotas, é uma equipa com novas ideias, um treinador novo, e não sabemos ainda como vai ser o produto final. Essa imprevisibilidade, e a novidade da presença de Acuña no meio-campo, ao lado de Battaglia, funcionou como factor surpresa nos primeiros 20 minutos, que foram muito bem jogados. O Benfica esteve mais no meio-campo adversário, mas o Sporting respondeu bem, não se encolheu, mesmo não se projectando tanto. Montero teve boa oportunidade, o Benfica foi forte nos lances de bola parada.

O caso Ferreyra
2. A partir dos 20 minutos o jogo perdeu qualidade, ficou embrulhado, com muitas faltas. Na primeira parte o Benfica teve défice de gente para chegar à frente. Pizzi e Gedson recuaram para construir mas não podem estar em todo o lado e Ferreyra, que parece um peixe fora de água na equipa e a quem falta melhor conhecimento para combinar com os colegas, esteve ainda por cima muito isolado. Mas na segunda parte o Benfica entrou bem. Pizzi e Gedson surgiram mais adiantados. Mas o golo de penálti mudou tudo.

Acusar pressão
3. O Benfica perdeu a parte racional e começou a jogar de forma emotiva. Talvez por causa do empate com o PAOK, pareceu acusar mais a pressão, errou muitos passes, não teve a fluidez que se tem visto noutros jogos. O Sporting ficou confortável a defender, posicionou-se bem e deixou de se projectar para o ataque. Nunca entrou com mais posse, mais remates, pareceu sempre pressionado e ansioso. Mas o miúdo mexeu muito com o jogo.

Salin, o melhor
4. João Félix, foi uma mais-valia para o Benfica. Tem um talento muito grande e fez um grande golo, com uma capacidade de impulsão que não lhe conhecia, depois dum cruzamento notável de Rafa, que continua, porém, a ter problemas de definição no último terço. No Sporting, Salin foi o melhor em campo e redimiu-se do erro do jogo contra o V. Setúbal. Em suma, não foi um grande dérbi. Foi intenso, vivo, disputado mas não teve grande qualidade... Mas é um dérbi que não fragiliza ninguém. Para o Sporting o empate é bom, mas fica a frustração de ter estado perto de vencer. Para o Benfica o empate não impressiona, mas há a felicidade de ter surgido quase no fim. Acaba por satisfazer as duas equipas."

Vítor Manuel, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!