Últimas indefectivações

domingo, 1 de julho de 2018

Zamora: um outro tratado

"Hoje joga a Espanha de Ricardo Zamora, um dos melhores guarda-redes de sempre de ‘La Roja’, guardando a baliza espanhola no Mundial de 1934, disputado em Itália. Tendo por primeiro adversário o Brasil, o triunfo foi bem tratado. Zamora contribuiu para a vitória, por 3-1, e tornou-se o primeiro guarda-redes a impedir um golo de penálti num Mundial, após falhanço do brasileiro Waldemar Brito. Hoje o futebol brasileiro desculpá-lo-á, pois foi ele que, enquanto treinador, apostou em… Pelé!
No jogo seguinte, Zamora daria mais um tratado de boas defesas, incómodas para Mussolini, o chefe de Estado italiano, mais interessado num Tratado Final favorável aos transalpinos. Nos quartos-de-final mais longos, terá sido Mussolini o omnipresente guia da vitória italiana.
Dois árbitros formaram a companhia de ‘camisas negras’ do ‘Duce’ e, em dois tempos, dizimaram as esperanças espanholas, fazendo da arbitragem um mau tratado. No primeiro jogo, o juiz belga Louis Baert evitou que a Espanha vencesse a Itália (1-1), condescendendo com a excessiva agressividade dos transalpinos e permitindo um golo precedido de falta sobre um maltratado Zamora que, ainda assim, se manteve na baliza no prolongamento.
No dia seguinte, nova batalha campal devido à dureza italiana validada por René Mercet, um nada neutral árbitro suíço. A Espanha, mais massacrada pelo jogo da véspera, perdeu, por 1-0, impossibilitada de apresentar vários titulares, e viu, de forma duvidosa, o árbitro anular dois golos. 
Em registo Twix, dois árbitros satisfizeram os italianos… duas vezes! Após o Mundial, Mercet seria expulso da FIFA. E tudo se resumiu a 210 minutos de propaganda fascista, dois jogos de engano em 24 horas de futebol maltratado! Mais tarde, o treinador italiano Vittorio Pozzo referiu que a vitória sobre a Espanha foi decisiva para o título Mundial e que o triunfo só foi possível por serem homens confiantes "como só o fascismo pode dar". Neste caso, Pozzo ficou mal re…tratado. Se em 1143, o Tratado de Zamora fez de Afonso Henriques rei português, em 1934, Zamora foi rei das balizas e um tratado de bem defender."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!