Últimas indefectivações

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Jovens de valor

"Com esforço chega-se longe. Esse poderia ser o lema dos jovens do 'Para ti Se não faltarei!' a caminho do intercâmbio na Holanda. Lembram-nos deles pequenos e irrequietos à chegada do projecto, mas, se há coisa de que podemos estar certos acerca dos jovens, é que eles crescem e muito rapidamente aos nossos olhos. Mais cedo do que tarde, os jovens do projecto fortalecem a sua personalidade, capitalizam esforços, consolidam resultados e quando se apercebem passaram-se os três amos do contrato e então para lá do 9.º ano, que consideravam intransponível.
Por isso, para os nosso jovens, ainda que o projecto da Fundação Benfica dure 3 anos e passe num ápice, deixa neles memórias inesquecíveis que rapidamente se transformam em saudade porque a passagem pelo projecto 'Para ti Se não faltares!' é tão importante na sua carreira educativa como na sua valorização pessoal e fica para a vida.
Por isso, também, é frequente ouvir jovens do 9.º anos a dizer, com ironia e uma pontinha de tristeza, que até lhes dá pena passar de ano porque vão deixar de ter projecto. Só que na verdade o 'Para tu Se não faltares!' estará sempre lá, porque eles são o projecto, mas para o relembrar e inspirar os outros, a Fundação vai encontrando soluções de continuidade para os mais destacados, continuando a premiar o seu percurso e dando-lhes a oportunidade de devolver aos colegas mais novos e que eles próprios receberam. Assim desde há vários anos que muitos colaboram como voluntários no projecto e servem de modelos que os mais pequenos admiram e em quem se projectam. Além disso, junto com outras fundações da EFDN (European Football for Development Network) que promovem projectos destinados a outros jovens como eles por essa Europa fora, organizamos um projecto de intercâmbio de jovens para troca de aprendizagens e experiências na primeira pessoa.
Sabemos que tudo irão multiplicar e por isso ficamos felizes de os ver felizes por essa Europa fora a celebrar quem são e a provar que os nossos jovens são de valor."

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!