Últimas indefectivações

terça-feira, 22 de maio de 2018

Brindado a ouro

"A história de uma conquista inédita que valeu ao Benfica um presente singular.

A época 1949/50 terminou em glória para o Sport Lisboa e Benfica. Depois de vencer mais um Campeonato Nacional, o Clube findou a temporada com uma conquista inédita: a Taça Latina. Radiantes, os adeptos presentearam-no com ouro.
Se a conquista do título de campeão nacional já era motivo de festejo, a vitória na Taça Latina inflamou troféu internacional oficial ganho por um clube português e esse clube era o Benfica!
Como 'manifestação de júbilo clubista', Rebelo da Silva, director do jornal O Benfica, lançou o repto: 'Vamos oferecer ao Clube a sua primeira Taça de Ouro (...)?'. A proposta consistia em adquirir, por subscrição pública, 'dentro das posses de cada um', uma 'taça especial', fora 'dos moldes vulgares', cujo material correspondesse 'ao valor e à amplitude da vitória', para 'perpetuar (...) o triunfo magnífico que (o Clube) conquistou para si e para o país'.
A ideia despertou enorme entusiasmo e, em poucos dias, começaram a chegar doações à redacção Álvaro da Cunha Gregório, então sócios n.º 397, foi um dos primeiros a contribuir, dando 100$00. Seguiram-se muitas outras, provenientes de todo o mundo. Mas não foram só donativos que chegaram. Houve quem quisesse contribuir com ideias, como Maria da Piedade Vieira, que sugeriu a 'construção de uma estatueta em ouro e pedrarias (...) baseada na deusa da vitória' e que, 'na mão esquerda, ergueria, orgulhosamente o emblema do Benfica'.
No ano seguinte, depois de exibida publicamente nas montras da Loja das Meias, no Rossio, e da Casa Kodak, na Rua Garrett - 'sobre uma placa giratória, o que permite admirá-la em toda a sua magnificência' -, a taça foi entregue ao Clube. A cerimónia teve lugar a 14 de Outubro de 1951, antes do desafio Benfica - Oriental, sob 'uma trovoada de aplausos'.
Executada em ouro e marfim, a taça da autoria de Alcino Cardoso ostenta numa das faces os emblemas dos clubes com que o Benfica disputou o Campeonato Nacional e, na outra, os da Taça Latina. Actualmente, a Taça de Ouro pode ser vista na exposição temporária Jornal O Benfica - 75 Anos de Missão, patente no Museu Benfica - Cosme Damião. Na exposição pode ainda ver a edição de O Benfica onde é lançado o repto para a sua oferta."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!