Últimas indefectivações

domingo, 27 de maio de 2018

As 'patellogastropodas'

"A lapa é um molusco que se agarra a uma rocha e não a larga. Há lapas que dizem que a nada estão agarradas, mas todos veem que sim.

A lapa é um molusco que se agarra a uma rocha e não a larga. Há lapas para todos os gostos. Há lapas gordas que fazem curas de emagrecimento, entrando numa espécie de dietas iô-iô. Há lapas bipolares. Afáveis ou histriónicas, consoante lhe dá mais jeito. Há também lapas manipuladoras, que mentem com quantos dentes têm. As mais perigosas são as que juntam bipolaridade e manipulação. Têm uma áurea, quando agarradas à rocha, que encantam os mais frágeis, pois são extremamente sedutoras. Mas lapa que é lapa não desgruda. Está agarradinha à rocha e não a larga. Podem todos vir de faca espetada, prontos para a retirar da rocha, que ela não liga: continua agarrada, embora todos vejam que sim. Até aqueles que antes gostavam de lapa e agora começam a abrir os olhos e a (quase) odiá-la. Dizem que é muito difícil remover uma lapa através de força bruta e que o seu tempo de vida costuma ser longo. O seu nome científico é patellogastropoda. E a um grupo de lapas chama-se, na gíria, Conselho Directivo.

depois a lapa francesa. É cínica. Finge que vai correr e pára. Finge que olha para a direita e olha para a esquerda. Apareceu ontem uma assim em Kiev. Chamemos-lhe a lapa de Lyon. Era um lançamento à mão: fácil. Aliás, facílimo. Mas a lapa francesa, plantada ali como se estivesse agarrada à rocha, levantou a perna e a bola foi nela bater. Depois, obediente, decidiu beijar as redes.

ainda a lapa galesa. Que é diferente. Forte e poderosa. Esteve agarradinha ao banco durante 61 minutos. Patellogastropoda que parecia não querer abandonar a rocha. Até que saltou. E de repente, parecendo sair de um filme de banda desenhada, ergueu-se, bicicletou pelos ares e, marcando um dos mais belos golos da história, tornou-se a lapa do jogo. Minutos depois, soltou-se ainda mais e, pimba, mais um.

Finalmente, a lapa madrilena. A maior lapa de todas as lapas: 13 Champions no total. Três de rajada. Quatro nas últimas cinco. Primeiro tri desde 1976. Se isto não é uma patellogastropoda, que será uma patellogastropoda? Mas a lapa madrilena é, afinal, um grupo de lapas. Ou seja, um Conselho Directivo: Zidane, Ronaldo, Benzema, Bale. ZZ tornou-se a lapa das lapas: três Champions de rajada, algo que nenhum treinador conseguira. E igualou Bob Paisley e Carlo Ancelotti, únicos que venceram a prova por três vezes (não seguidas). E que dizer da lapa madeirense? Quinta Champions. Mais só Real Madrid (13), Milan (7) e Paco Gento (6). A patellogastropoda das patellogastropodas."

Rogério Azevedo, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!