Últimas indefectivações

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Unified

"Unificar a prática desportiva é o novo lema que atravessa fronteiras. No fundo, a consagração de que as muitas barreiras das deficiências podem também ser atravessadas pela união das pessoas e pela partilha efectiva, muito para lá do assistencialismo em que um dá e outro recebe. Como se a mera diminuição de uma qualidade fosse capaz de reduzir toda a condição humana a uma posição de desvantagem a dependência.
Quando falamos com os jovens, sentimos muitas vezes essa revolta contra os carimbos da diferença, tantas vezes menos focada no seu problema do que na desvalorização social da sua pessoa.
É por isso que a prática do desporto adaptado e os enormes sucessos dos atletas paralímpicos, por exemplo, são tão importantes. Porque levam os demais a ter orgulho nas suas conquistas, sejam adeptos ou atletas que os reconhecem pela sua valia.
E, sim, tudo isto é importante, mas é preciso ainda mais. É preciso a partilha do suor no campo, o contacto e a interdependência da equipa, a conquista conjunta. É aqui que entra o conceito de Unified, em que estes dois mundos separados se misturam e se promove uma verdadeira interacção entre pessoas com e sem deficiência, numa aprendizagem conjunta em que muito devemos ao pioneirismo do movimento 'Special Olympics', a que em boa hora a Fundação Benfica se juntou em colaboração. Depois, claro, vieram os sorrisos dos jovens, livres e dignos, orgulhosos de ombrear com outros jovens atletas, cientes e respeitadores das diferenças mútuas, mas inteiros na sua autoestima e no orgulho pelas conquistas partilhadas.
Afinal, não é todos os dias que se vai ao torneio em Roma competir com delegações nacionais do Special Olympics e vários clubes europeus. E estes jovens cometeram juntos a proeza. Juntos, não: Unified, como se fossem um!"

Jorge Miranda, O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!