Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Todos os caminhos vão dar... a Sete Rios

"Milhares de pessoas marcaram presença na inauguração do Campo de Sete Rios, para assistirem a um dérbi emocionante.

O dia 12 de Outubro de 1913 'não podia ter amanhecido mais claro e convidativo. Céu limpo de nuvens, temperatura agradável, aragem fresca, sol brando, acariciador'. Era um dia perfeito para o 'início da temporada de «foot-ball»', com a disputa dos 'dois primeiros «matchs»' a contar para o Campeonato de Lisboa.
Os 'desafios mais importantes de Domingo estavam indicados para ser feitos no campo de Sete Rios, pertencente ao Sport Lisboa e Benfica, que, com esta série de jogos, inaugurou solenemente o recinto atlético que ultimamente adquiriu'. E o jogo que suscitava mais expectativa era o dérbi entre o Benfica e o Sporting. A equipa benfiquista não perdia um desafio oficial desde 1911 e o Clube encontrava-se a viver um período de crescimento extraordinário. A imprensa questionava-se: o 'Sport Lisboa e Benfica continuará a manter a supremacia?'.
Portanto, foi 'grande concorrência de espectadores' que se dirigiu ao Campo de Sete Rios, e todos 'os meios de transporte que o lisboeta dispõe para se fazer conduzir aos arredores foram utilizados com precipitação. Os carros, à cunha, punham pelas estradas do trajecto um aspecto entusiástico e alegre'. E assim, 'ante uma assistência numerossíma, que não será exagero computar em 5000 pessoas', o Benfica disputou o seu primeiro jogo no seu novo campo desportivo.
No momento em que os dois clubes rivais, capitaneados por Cosme Damião e Francisco Stromp, entraram em campo foram 'saudados com palmas pela assistência'. Se os minutos iniciais foram desinteressantes, a equipa benfiquista rapidamente ganhou supremacia e o jogo animou-se, com a assistência a dar a 'nota estridente e alegre dos seus incitamentos, por vezes exagerados e parciais'. Ainda no primeiro tempo, Cosme Damião passou a bola a Alberto Rio, que marcou o primeiro golo do desafio, e na 'segunda parte o Sport Lisboa e Benfica acentua a sua superioridade e marca três bolas sucessivas', fechando o marcador a quatro tentos sem resposta. Um início de época auspicioso, que culminaria com a conquista do Campeonato de Lisboa e que traria definitivamente para o Benfica o troféu correspondente a quatro épocas.
Pode ficar a saber mais sobre os campos desportivos do Benfica e os muitos momentos aí vividos na área 17 - Chão Sagrado no Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!