Últimas indefectivações

sábado, 21 de outubro de 2017

Mourinho, o bom samaritano

"Não sendo o treinador do Benfica, Mourinho disse tudo aquilo que Rui Vitória não pôde dizer.

O inglês Gary Lineker, que foi um extraordinário futebolista no seu tempo, definiu com clareza o momento que decidiu o jogo da Luz entre o Benfica e o Manchester United. "O mais jovem guarda-redes de sempre na Liga dos Campeões parecia o mais jovem guarda-redes de sempre na Liga dos Campeões".
Pois é, parecia mesmo que tinha 18 aninhos o belga de 18 aninhos que entregou a vitória à equipa de José Mourinho na quarta-feira passada. Diga-se que foi o único momento do jogo em que Mile Svilar se fez confundir com um rapazola a sair da adolescência porque no tempo restante foi mais do que adulta a sua exibição.
Até quando tudo acabou, vimo-lo portar-se como gente crescida, pedindo desculpa, em bom português, aos adeptos e aos colegas de equipa.
Svilar foi chamado à acção por diversas vezes, desfazendo a preceito cruzamentos perigosos para a sua área e brilhando na difícil especialidade de não se deixar de enganar em dois pontapés de canto apontados directamente para a sua baliza que foram, provavelmente, os lances mais perigosos de ataque do Manchester United.
Na realidade, tratou-se de 90 minutos de futebol sem balizas. Pela parte do Benfica, tristemente, não se registou um único tiro enquadrado à meta de De Gea e pela parte dos ingleses, amavelmente, também nada mais se registou de flagrante em termos de oportunidade de golo.
A última coisa de que precisava este periclitante Benfica de 2017/2018 era de descrer na terceira tentativa de ver afirmado um nome que defenda a sua baliza. Depois de Varela, que não correu nada bem, e depois de Júlio César, que há muito tempo parece não estar a 100%, a solução belga não foi um ato de coragem de Rui Vitória. Foi uma inevitabilidade. Por isso mesmo veio o treinador do Benfica em sua defesa garantindo que o belga estará entre os postes no jogo com o Desp. Aves.
Mas se Svilar, de facto, pareceu um garoto de 18 anos no lance fatal, todo o discurso do treinador do Man. United viria a reflectir a urgência de moralizar o protagonista da noite como se Mourinho fosse o treinador do Benfica e não o da equipa contrária.
"Este miúdo é uma fera, vai ser um grande guarda-redes", "só um grande guarda-redes é que sofre este golo", "o presidente que prepare uma grande mala porque ele vai valer muito dinheiro", "tem uma leitura de jogo fantástica" e mais ainda. Ou seja, Mourinho, o bom samaritano, não sendo o treinador do Benfica, disse tudo aquilo que Rui Vitória não pôde dizer. Porque o verdadeiro treinador do Benfica tem mais dois guarda-redes em casa para não desmoralizar.

Uma questão corporativa desde 2012
A fatal conjugação de árbitros alemães com o Benfica de Luisão
O "capitão" do Benfica vai falhar o próximo jogo da Liga de Campeões porque foi expulso pelo árbitro alemão Felix Zwayer. Foi bem expulso ou mal expulso, Luisão? Viu um primeiro cartão amarelo, discutível, logo aos 5 minutos - que é como quem diz "estás aqui, estás na rua" - mas aguentou-se como pôde quase até ao fim, quando viu o segundo cartão amarelo, indiscutível.
É de suspeitar que Luisão saiba, melhor do que ninguém, a razão pela qual, estando ele em campo, o Benfica tem azar com árbitros alemães. Trata-se de uma questão corporativa. Desde aquela tarde de Agosto de 2012 em que o gigante brasileiro atirou ao chão um árbitro alemão, Christian Fischer, num amigável com o Fortuna de Düsseldorf que a conjugação de árbitros alemães com o Benfica de Luisão vem-se revelando fatal.
A mais sonante expressão desta solidariedade entre compatriotas surgiu na final da Liga Europa disputada com o Sevilha e arbitrada pelo alemão Felix Brych. É isto azar? É, um bocadinho."

5 comentários:

  1. Extraordinário e excelente texto da companheira Leonor!
    Em meia dúzia de palavras disse tudo e com uma elegância que me fez lembrar com saudade o seu Pai!
    É fazer de cada um de Nós ainda mais Benfiquistas por termos companheiros assim!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Cara Leonor,

    Que fina ironia é essa que perpassa todo o seu artigo?

    Eu elegeria a frase: "...a solução belga não foi um ato de coragem..."

    Essa a frase que expressa claramente o estado de alma da Leonor e de grande número de benfiquistas, entre os quais, eu me incluo.

    Estado de alma que deixei expresso na minha última Redirecta: http://oindefectivel.blogspot.pt/2017/10/redirectas-lii-o-dono-da-baliza.html?m=1

    Quanto ao Mourinho já escrevi: "que vá elogiar balneários para a Conchichina". O Benfica passa muito bem sem os elogios hipócritas desse senhor. Quando vejo gente ligada à organização Benfica a tentar capitalizar essas declarações fico com o estômago às voltas.

    Muito me conta a Leonor (Já sabem que jogos do Glorioso é coisa que infelizmente não tenho o privilégio de ver nos últimos tempos). Quer dizer então que remates perigosos à baliza do Benfica foi coisa que não se viu? Agora compreendo as declarações do Matic. Façam cruzamentos para a área disse o mister. Pois. Deve ser a fazer cruzamentos que se ganham jogos. Isso e os 106 km percorridos pelos ingleses durante o passeio que foram dar ao estádio da luz.

    Companheiros, estes dados devem ser suficientes para perceberem que o jogo de quarta-feira nada diz sobre o futuro que se avizinha.

    Muito trabalho existe para fazer porque seria de todo impensável sermos de novo goleados na Rússia. Sim na Rússia porque Manchester não é jogo que me preocupe no que a goleadas diz respeito.

    Pensem nisso...

    Viva o Benfica!

    Redheart

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida nenhuma.
      Esse Mourinho não é gajo que preste.
      Ganhou o que ganhou nos corruptos da pocilga dos andrades à custa do apito dourado e ...alguns aditivos.
      Depois no estrangeiro ganhou algumas coisas aqui e acolá, porque tinha quase sempre dos melhores jogadores do mundo.
      Enfim, não presta.
      Fizeste bem essa chamada de atenção que é um abre-olhos para companheiros que embarcam no canto da sereia...
      Eu comentei mais o tipo de escrita brilhante e quase de poesia Benfiquista à Carlos Pinhão, que me encheu de saudade...

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Caro Pimenta,

      Geralmente a memória das pessoas é muito curta.
      Esquecem-se muito rápido de coisas que não deveriam ser esquecidas.
      O nosso papel enquanto Indefectíveis também é o de avivar memórias porque quem tem memória mais facilmente consegue encontrar o melhor caminho.

      Entretanto a próxima Redirecta já tem conteúdo e versará o tema da segurança informática.

      Não estava planeado iniciar agora também essa discussão mas algo me disse que era chegada a hora de alertar a família benfiquista para questões importantes que importa ter presentes.

      O meu comentário no artigo "Faça-se Justiça" servirá de base ao que irei publicar na próxima quinta-feira.

      Convido-te a dar uma vista de olhos por lá e a deixares a tua opinião sobre o assunto.

      Saudações Gloriosas,

      Viva o Benfica!

      Redheart

      Eliminar
    3. Com todo o prazer!
      É um gosto e até uma necessidade, um Benfiquista ler um post sobre o Benfica escrito por um Grande Benfiquista como o Captain Redheart.

      Viva o Benfica!

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!