Últimas indefectivações

terça-feira, 5 de setembro de 2017

"A saúde é boa... com «Iogurte Lisboa»"

"A história da taça instituída por uma marca de iogurtes que se tornou um ex-libris do Museu Benfica - Cosme Damião.

'Tome um alimento que lhe dará saúde e contribua para mais uma vitória do seu glorioso clube'. Assim foi promovido o passatempo que permitiu a incorporação da Taça Simpatia - Iogurte Lisboa no acervo do Sport Lisboa e Benfica. 'Uma jóia da ourivesaria portuguesa para consagração do clube mais querido de Portugal'.
Instituído pela Sociedade de Alimentação Estrela Lisbonense, Lda., o concurso pretendia premiar o clube mais votado pelos consumidores do Iogurte Lisboa com 'uma taça que honrará a sala de troféus de qualquer clube'. António Cruz, um dos sócios da empresa, foi o mentor da ideia: 'O meu pai gostava muito de publicidade e apostava em grandes campanhas. A Taça Simpatia resulta de uma delas', refere a sua filha Elisabete.
Iniciado em Junho de 1965, decorreu durante aproximadamente um ano. A fiscalização esteve a cargo da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) e o sistema de votação consistia no preenchimento de uma caderneta com votas que se encontravam nos nos boiões de iogurte e que, quando completas, eram entregues no clube de eleição ou à AFL.
Competidores incorrigíveis, os clubes moveram esforços para vencer: 'Havia autênticas brigadas de miúdos, e graúdos, benfiquistas que rondavam os restaurantes e os cafés, sobretudo na zona da antiga secretaria do Benfica, para arrebanhar os votos que ficavam nas mesas. É que, por vezes, as pessoas comiam os iogurtes e nem ligavam ao passatempo. Os sócios do Benfica aproveitavam'.
Se a perspectiva da vitória seria já suficiente para aguçar o querer dos 'encarnados', o prémio em questão ainda mais o despoletou. Tratava-se de uma taça profusamente trabalhada em prata, com mais de um metro e meio de altura e um peso superior a trinta quilos, da autoria do renomado ourives Filipe José Bandeira.
Sportinguista assumido, o mentor da ideia chegou a acreditar que seria o seu clube o vencedor. Mas, 'em vésperas de acabar o período de entrega dos votos, apareceu um homem com três ou quatro sacos enormes cheios de cadernetas do Benfica'. E assim, no dia 27 de Novembro de 1966, António Cruz entregou-a, em pleno relvado do Estádio da Luz, ao capitão Mário Coluna.
'A saúde é boa... com «Iogurte Lisboa»' e a do Sport Lisboa e Benfica ficou decerto melhor ao integrar no seu acervo a Taça Simpatia - Iogurte Lisboa. Considerada um ex-libris da colecção, pode ser vista do Museu Benfica - Cosme Damião."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!