Últimas indefectivações

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Vitória não 'bate o pé' a Vieira?!

"Campeão não tinha o melhor plantel... Agora, piorou! Como atacar bem sem bons defesas laterais e firme meio-campo?

Nada imprevisível o despite benfiquista em casa do Rio Ave. Por um lado, o mérito deste: surpreendente arranque de campeonato - sob batuta de Miguel Cardoso, eis equipa desempoeirada, com muito boa qualidade táctica e... técnica, bem vincada num meio-campo estimulante, pois joga à bola muito a sério, com trio Rúben Ribeiro - Barreto - Francisco Geraldes (este voltou a não ter lugar no Sporting...) que pede meças a muitos craques.
Por outro lado, o actual Benfica...; já se detectara (goleada foi a fraquíssimo Belenenses) que emperrado por gritantes limitações: da qualidade do plantel (!) - lá irei... - à já normalíssima, para ele, enorme onda de lesões: após 39 na época anterior, e vão 13 agora!!! (sou incapaz de avaliar departamento clínico e metodologia de treino, mas não acredito em bruxedos e isto já vai no nível de... absurdo!).
Então o Benfica não é ultrapoderoso tetracampeão? Acontece que a preparação desta época sugere encruzilhada num dilema: saneamento financeiro vs. capacidade competitiva.
Recuo um ano: ao contrário de generalizada opinião, nunca considerei ser do Benfica o melhor plantel (muitíssimo deficiente lote de médios). Para mim, o melhor estava no FC Porto. Agora, sem sequer leve dúvida, primeiríssimo lugar para o do Sporting. Mesmo que hoje se despeça de William Carvalho (eventual saída foi, a tempo e horas, colmatada com Battaglia e regresso de Petrovic, mais rodado - tal como a de Adrien, como preciso Bruno Fernandes).
Percebe-se que Luís Filipe Vieira coloque forte tónico no saneamento. Muito saudável. O que também me parece evidente é grave: acreditar que todos os anos saltaria da equipa B um lote de talentos - com imediata alta capacidade competitiva! - como o formado, de uma assentada!, por Gonçalo Guedes, Nélson Semedo, Renato Sanches, Lindelof, Ederson (somaram €170 milhões ao saírem noutro ápice).
Eis o Benfica, num jacto, sem 3 plilares: guarda-redes, defesa direito, defesa central (e, na esquerda, Grimaldo lesionado, mais uma vez...; Eliseu com 33 anos). Substituições devidamente preparados? Pouco mais do que nicles... Regresso do bem promissor Bruno Varela (mas tem de ser muito sólido animicamente para aguentar badaladíssima busca do tal guarda-redes - a qual acabou num miúdo belga no dia em que fez 18 anos). Defesa direito: dois meninos para a equipa B e agora, em ultima hora, chega Douglas recém-emprestado pelo Barcelona ao Gijón. Defesa central: Luisão, 36 anos, Jardel, 31 (mais uma lesão, após todo um ano em baixa clínica), Lisandro muito irregular. Qual o problema? Entram os meninos Kalaica e Rúben Dias, vindos da equipa B, um deles há-de pegar de estava como pegou Lindelof... Eis como, em Vila do Conde, Lisandro foi única alternativa na defesa e nem um defesa lateral Rui Vitória poderia ter no banco... Virá aí Garay, no derradeiro minuto?

Dirão: o Benfica só 2 golos sofreu em 4 jornadas. Há o futuro (escassez de opções no periclitante centro defensivo) e há... o presente (quiçá, também futuro). Este Benfica, péssimo na 1.ª parte com o Rio Ave, ataca mal porque grande equipa precisa de forte meio-campo e de defesa laterais excelentes também no plano ofensivo. Sem Semedo e Grimaldo, sem Fejsa (pura rotina...) e estando Pizzi muito limitado (sabe-se agora: problemas físicos durante a semana; baixa clínica logo a seguir), também com Salvio de novo lesionado, equipa partida, aos solavancos. Milagres de Jonas não poderá haver toda a temporada, aos 33 anos. Rendimento de Rafa e dos jovens Cervi e Zivkovic mantém-se aos ziguezagues.
Óbvio: está ainda mais fácil bloquear o meio-campo benfiquista! Com estes defesas laterais, sem o pilar Fejsa, estando a batuta de Pizzi presa por arames e com extremos inconsequentes... que alternativas tem Rui Vitória? Samaris sem ritmo (4 jogos de suspensão), Filipe Augusto, um n.º 8 adaptado a n.º 6. Insólito: nada melhorou num meio-campo que já era débil!
Que aquisições fez o Benfica, para além de Seferovic (dito custo zero) e Bruno Varela (salvo erro, por €100 mil)? Pedro Pereira (volumoso fiasco), miúdos Chrien (médio) e Willock (mais um extremo). Única forte esperança do treinador: SOS por Krovinovic, recém-operado... Poderá ser a ultra necessária opção a quebras de Pizzi e/ou Jonas.
Vitória e Vieira garantem estar em perfeita sintonia. Tão perfeita que, internamente, o treinador não bate o pé ao presidente?"

Santos Neves, in A Bola

5 comentários:

  1. Que estupidez de artigo. Este Santos Neves já se reformava... talvez o penta o mande para um lar...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Pôr em causa o Benfica está na moda e aqueles que o fazem passam por "não alinhados" com o clube, o que sempre dá jeito para os "corajosos" jornalistas da nossa Praça. Para se evidenciar não há como "achincalhar" e além disso faz vender jornais aos inimigos...que são cada vez mais . Também é verdade , há que dizê-lo , que a nossa Direção , cada defeso que passa , INSISTE em deixar os reforços para o último dia , por causa da mania de comprar em saldo. Por agora tem dado resultado . Um dia poderá não resultar. Veremos no decorrer do Campeonato .

    ResponderEliminar
  4. Quem é este tipo?
    um empate é uma derrota em toda a linha e comprova a total desorientação do tetra campeão... tal é o medo!!!!
    Como eu gosto de os ver a desvalorizarem o campeão

    ResponderEliminar
  5. Este artigo é para ser impresso em 23 folhas A3 e colado na porta de cada um dos cacifos do balneário TETRACAMPEÃO!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!