Últimas indefectivações

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O VAR esse canalha

"O inimigo das multidões, o canalha, já não veste de preto, está sentado numa sala. E isso quase que basta para se exigir maior qualidade nas arbitragens.

E assim começou a Liga, já tínhamos saudades e ninguém quis perder o balanço. Um Sporting sem deslumbrar, profissional e cumpridor nas Aves; um Porto demolidor, de ataque (se Aboubakar acertasse em cheio em quantos ficaria?) e rápido a chegar à baliza adversária; e Benfica e Braga que proporcionaram um grande espectáculo.
Três jogos, e sabendo que ainda há muito a melhorar, três vitórias categóricas, para gáudio dos adeptos que assim rapidamente enterraram quaisquer dúvidas que subsistissem oriundas da pré-época. Eu, como aqui escrevi, não as tinha, não lhes dou importância; treinos de preparação não são a competição a doer.
A principal vedeta neste arranque de campeonato chama-se VAR (Video Assistant Referee). Bastava ver as redes sociais ou ouvir algumas conversas de amigos, para se perceber que esta nova realidade, que está a das os primeiros passos, será o tema de muitos debates e polémicas que alimentam a paixão e muitas horas de emissão nas nossas televisões e rádios.
Quando Rui Santos - saúde-se o colunista do Record por ter sido o primeiro paladino desta causa - lançou a ideia da introdução das novas tecnologias não morri de amores pela ideia. Tinha algumas hesitações na altura e tenho a certeza que muitos também as tiveram. Julgava que poderia tirar um dos condimentos essenciais do futebol, sobretudo das suas discussões: o erro do árbitro.
Com uma tomada de decisão quase asséptica, de quem está num gabinete a ver todos os lances ao pormenor, ao contrário do árbitro e assistentes que decidem em milésimas de segundo, muitos pensariam que o jogo perderia ritmo e com a certeza mostrada por todos os ângulos televisivos deixaria de haver espaço para acesas discussões.
Mas há algo mais importante a verdade desportiva. E, essa, vale muito mais do que gritarias, não tem preço e o desporto-rei ganha com ela. Tenho de dizer, curiosamente, que o que me tornou um crente nas virtuosidades do VAR foi o último Campeonato do Mundo de râguebi. Ali, para lá da qualidade dos espectáculos, observámos como não se perde centelha de paixão com as pausas para a eliminação de erros e 'A verdade vence sempre', como diria o filme de Henry Hathaway.
Claro que ainda nem tudo funciona bem, como vimos já em alguns jogos com más decisões evidentes. Porém, com o VAR, existem mais garantias de que as consciências vão dormir mais tranquilas. Há coisas que têm de haver mais transparência na comunicação das decisões.
Mas há algo que é evidente: reparem como o VAR já retirou pressão sobre árbitros e assistentes. Agora, o inimigo das multidões, o canalha, já não veste de preto, está sentado numa sala. E isso quase que basta para se exigir maior qualidade nas arbitragens. Os erros acontecerão inúmeros vezes, porque errar é humano; no entanto, estou convicto que as injustiças serão menores e todos temos a ganhar com isso."


PS: Esta crónica tem muito que se diga, a começar pelo absurdo elogio ao Caracolinhos!!!
Mas mais importante, como se viu esta noite em Alvalade, o VAR (que de facto é uma excelente ideia), está a ser 'manipulado' para servir os interesses de determinados Clubes...
Eu sei que a secção técnica do CA da FPF, vai dizer que a prova vídeo não é suficientemente clara, para reverter a decisão do árbitro principal, mas como é que se justifica não marcar o penalty sobre o Jardel, e depois 'oferecer' a vitória aos Lagartos desta forma?!!!
Se a minha memória não me falha, os Lagartos num dos últimos jogos contra o Barcelona na Europa, sofreram um peanlty idêntico! Recordo-me do 'choro' que foi nos pasquins e nas televisões... Obviamente, esta noite ninguém se lembrará de tal coisa... A minha 'preocupação' com penalty desta noite, é como será daqui para frente! Será que todos lances iguais vão ser penalty?!!!
Esta é uma daquelas perguntas retóricas, porque todos nós sabemos, que o Benfica (e a maioria das outras equipas) nunca irá beneficiar de um penalty deste tipo, muito menos a poucos minutos do fim da partida, com o resultado em aberto!!!!

1 comentário:

  1. assim com estas ajudas arbitrais talvez a lagartada possam cheirar a titulo...este penalty marcado por bruno paixao(merece letra pequena)e de bradar aos ceus como o holandes faz-se ao penalty vejam o lance e de certeza que nao terao duvidas que a lagartada foi beneficiada por este erro clamoroso do arbitro...nao vi o jogo,porque nao vejo jogos desse clube que ate me da nojo.mas depois de ler varios comentarios fui ver o lance do tal penalty e realmente este e um roubo de igreja a favor dos lagartos...so gostava que me informassem se ele arbitro recorreu ao video arbitro.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!