Últimas indefectivações

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O próximo passo

"Os desenvolvimentos tecnológicos são de tal forma evidentes que tornam possível observar uma imagem, estando comodamente sentado, a distância considerável do local do evento. O atraso na recepção da imagem é mínimo. Isto permite uma observação uma observação de tudo o que se passa num jogo de futebol. Esta época deu-se um passo importante com a introdução do videoárbitro. A possibilidade de intervenção em quatro momentos - golos, grandes penalidades, vermelhos e identificação de jogadores - vem ajudar nas decisões do árbitro. Claro que os erros não vão deixar de existir, principalmente porque a interpretação pode ser subjectiva em muitos desses momentos. Como qualificar a intensidade do contacto entre dois jogadores? Este é um desses momentos, por exemplo. Outros, como perceber se houve falta ofensiva antes da falta defensiva, ou se existe ou não fora de jogo antes do golo, são mais factuais. Mesmo assim a interpretação não é unânime, como se tem percebido.
Contudo, esta funcionalidade provoca maior exposição, o que implica que os critérios de análise sejam o mais rigorosos possível por forma a não se criar descredibilização em relação ao processo de decisão. Este é o desafio dos próximos meses. Penso que vamos continuar a evoluir no processo, até na modificação de regras. Estamos perante mudanças importantes, que, estou certo, se tomarão mais profundas brevemente.
A introdução do tempo útil de jogo, o número de substituições, o jogador substituído pode voltar ao jogo, num primeiro momento, e as expulsões temporárias num segundo momento, serão temas que estão ou estarão em discussão. Ter, como exemplo, duas partes de 30 minutos úteis, ou até 3 de 20/25 minutos com o aumento do número de substituições, termina com muitas discussões sobre as perdas de tempo e retira ao árbitro essa decisão. A evolução faz-se, também, com o reconhecimento de erro, sem necessitarmos de unanimidades que retiram credibilidade ao processo."

José Couceiro, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!