Últimas indefectivações

sábado, 26 de agosto de 2017

Eliseu promove instrutores a árbitros

"Sumaríssimo a benfiquista abre precedente perigoso

Na terça-feira será tomada uma decisão sobre o auto de flagrante delito levantado a Eliseu por causa da entrada sobre Diogo Viana no Benfica-Belenenses. Seja qual for a decisão, está aberto um precedente que me parece perigoso. Não está em causa a justiça de um eventual castigo. Esclareço: a ação de Eliseu era passível de expulsão, indiscutivelmente. O problema que se coloca é este: a partir de agora, a comissão de instrutores da Liga (que deu provimento à queixa apresentada pelo Sporting) terá a obrigação de analisar todos os lances que possam ter aquele enquadramento. É claro que há a esperança que os árbitros e os vídeo--árbitros não deixem passar infracções tão graves como a que Eliseu protagonizou, mas a verdade é que há muitas que não são assinaladas ou não têm a merecida acção disciplinar. Logo, todas essas podem ser reclamadas. Cria-se, pois, a oportunidade para que os clubes façam mais queixas e os ‘juízes’ das comissões e dos conselhos sejam confrontados com a necessidade de avaliar situações de jogo que não foram observadas pelos árbitros ou às quais estes tenham feito vista grossa.
Convenhamos, não deveria ser essa a sua função. Quando há dez anos o sumaríssimo foi regulamentado, estabeleceu-se um critério: partindo do princípio que todos os lances de disputa de bola teriam, obrigatoriamente, de ser vistos pelo árbitro (e, como tal, julgados), apenas aqueles que escapavam à sua visão poderiam cair na alçada do sumaríssimo. Nesta sua nova ‘vida’, parece-me que seria aconselhável recuperar esse critério.
(...)"

1 comentário:

  1. Os mesmos que acham que o cotovelo-man nada fez ao Samaris, agora acusam o Eliseu. E a lei é subvertida, mais uma vez, contra o Benfica. O árbitro VIU, logo, esta acção não podia ser objecto de sumaríssimo, a menos que a lei tenha mudado após alguma visita inesperada ......

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!