Últimas indefectivações

terça-feira, 9 de maio de 2017

Vitória selada a sangue

"O dia em que Bento voou de frente para a bola e terminou num hospital minhoto, suturado com 36 pontos na cabeça

Estava 'uma tarde de Inverno «minhotamente» bela', 'fria mas soalheira'. No Campo de Jogos Municipais de Vila Nova de Famalicão, o Benfica e o Famalicão disputavam a 13.ª jornada do Campeonato Nacional. Tudo decorria com normalidade até que um 'lance algo confuso' marcou esse domingo, 17 de Dezembro de 1978, como o dia em que 'foi selada com sangue a vitória Lisboeta'.
Haviam decorrido 87 minutos de jogo e o Benfica vencia por 1-0 - resultado que se manteve até ao apito final -, quando Bento, ao '«mergulhar» para segurar o esférico (...), foi gravemente atingido na fronte'. Sangrando abundantemente, o guardião da baliza 'encarnada' foi prontamente transportado, de ambulância para o hospital.
'Para as gentes do Benfica, foi um momento aflitivo, chegando-se mesmo a pensar o pior'. Mas o jogo tinha de continuar! Em campo, 'aguentando o ímpeto adversário e tentando segurar, com as duas mãos, os dois pontos da ordem, ficara uma equipa fortemente impressionada com o infortúnio do colega'.
Felizmente, as duas feridas, uma na fronte e outro no couro cabeludo, apesar de 'profundas e sangrentas', não causaram qualquer lesão óssea ou neurológica, mas exigiram uma sutura de 36 pontos.
Dias depois, ainda com a cara 'assustadoramente inchada' e 'a visão dificultada', o guarda-redes relatou o episódio ao jornal A Bola: 'A bola foi «centrada» para dentro da nossa grande área (...) caiu na lama e lá ficou presa. (...) Só havia uma maneira de lá chegar antes que alguém a «chutasse». Era «voar» de frente, para a bola. E foi o que fiz. (...) Quando já a tinha em meu poder, senti um forte pontapé na cabeça. (...) Levei as mãos à cabeça e fiquei com a luva toda empapada em sangue (...) e depressa conclui que não se tratava de mais um golpinho'. E remata: 'o problema é o guarda-redes ter de meter a cabeça onde os adversários metem os pés'.
Passado o susto, uma piada correu célere entre os benfiquistas: 'Com estes trinta e seis pontos do Bento, temos de ser, forçosamente campeões!...'.
Bento regressaria aos relvados três jornadas depois, frente ao Barreirense, a 7 de Janeiro de 1979.
No Museu Benfica - Cosme Damião, na área 20 - Águias-Mores, encontra expostas as luvas com que Manuel Bento defendeu as redes 'encarnadas'."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!