Últimas indefectivações

segunda-feira, 8 de maio de 2017

O 'estofo' como atributo de campeões

"A FC Porto tem faltado estabilidade emocional e o Sporting foi campeão dos tiros nos pés. O Benfica vê premiada maior consistência

Fim-de-semana de contrastes no topo da I Liga. O Benfica reforçou de forma muito significativa a candidatura a um tetra inédito, fez um bom jogo em Vila do Conde frente a um Rio Ave que joga futebol de alto quilate e tem como treinador Luís Castro, um dos mais qualificados do actual (e riquíssimo) panorama português, e precisa de dois pontos nos dois jogos que lhe faltam para cumprir o objectivo do título. Há, na equipa do Benfica e no ambiente que a rodeia, um espírito diferente daquele que se vive em torno dos seus rivais históricos.
O FC Porto, por exemplo, foi empatar ao Funchal -  e esse resultado só por si não deixaria os dragões fora da corrida pelo campeonato, mais a mais com os obstáculos que o Benfica tem ainda pela frente - e viveu a viagem de regresso num ambiente carregado, de velório, como se o destino não quisesse nada com a equipa de Nuno Espírito Santo. À chegada ao aeroporto Sá Carneiro, uma comissão de boas vindas disse das boas a jogadores e técnicos, num exemplo flagrante da descrença que se apossou dos dragões.
Já o Sporting, que defrontava em casa (cheia) uma equipa que vinha de sete derrotas consecutivas, arrastou-se ao longo de penosos 90 minutos em alma nem chama, levando a que Bruno de Carvalho produzisse declarações arrasadoras no final da partida.
Sem que seja preciso falar de tácticas, nem sequer entrando em campos mais específicos, como a construção dos plantéis, aquilo que se afigura claro é que Benfica, FC Porto e Sporting vivem em ambientes muito diversos, sendo a comunhão entre a equipa encarnada e os seus adeptos um dos factores determinantes desta época. A estabilidade do Benfica é um bem precioso, enquanto que, a norte, estes últimos anos de Pinto da Costa não têm sido, no mínimo, mobilizadores. O FC Porto precisa de se reinventar, como um novo élan e novos protagonistas. Em Alvalade, os problemas são de natureza diversa. O Sporting tem desperdiçado foco e energias em mil e uma guerras estéreis, sem resultados positivos à vista. Um clube em ebulição permanente não poderá dar ao treinador e aos jogadores as condições ideais para desenvolverem o seu trablho.
PS - Prudente, as palavras de Rui Vitória no final do jogo, dirigidas ao interior do balneário. O Benfica ainda não ganhou nada.

ÁS
Paulo Fonseca
Chegou, viu e venceu. Depois de uma Supertaça (FC Porto) e uma Taça de Portugal (SC Braga), junta agora o título ucraniano ao palmarés, contribuindo para o prestígio internacional do treinador português. Na próxima semana deverá ser Leonardo Jardim a festejar, com José Mourinho (Liga Europa), também na calha. Craques!

ÁS
Domingos Paciência
Entrou em Alvalade com a possibilidade de ficar associado à pior série de derrotas da história do Belenenses. Afinal, conseguiu vencer em casa do leão, coisa que os azuis não faziam há 62 anos. Depois de uma semana muito atribulada, o técnico do Belém obteve em Alvalade o oxigénio que já começava a faltar-lhe. Parabéns.

ÁS
Raúl Jiménez
Vila do Conde é cidade-talismã para o avançado mexicano. Ontem repetiu o que tinha feito há um ano no mesmo palco e o golo, que marcou foi um passo de gigante rumo ao título. Fustigado por lesões ao longo da época, Raúl Jiménez apresentou-se em excelente condição física e psicológica e foi decisivo.

O que vai mudar em Alvalade na próxima época?
«Os adeptos do Sporting estão crentes num projecto, mais do que em treinadores ou jogadores. (...) Têm sido fantásticos em época péssima».
Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting
A duas jornadas do fim o Sporting sabe que vai acabar a Liga em terceiro lugar, depois de uma época que representou um retrocesso face ao que os leões tinham mostrado na primeira temporada de Jesus. Bruno de Carvalho não maquilhou o descontentamento e não deixou ninguém de fora na atribuição de responsabilidades. «O Sporting não pode ser isto», disse. O que se segue?

Jardim, Moutinho e Bernardo, quase lá...
Uma vitória clara em casa do Nancy deixou o Mónaco a três pontos de sagrar-se campeão, colocando ponto final na hegemonia do PSG. Leonardo Jardim, João Moutinho e Bernardo Silva (autor de um golo em Nancy e candidato a melhor jogador da Ligue 1) estão a um pequeno passo do Arco do Triunfo...

Barcelona político
«O Barcelona anuncia aderir ao pacto nacional para o referendo, campanha para obter o apoio de instituições, organizações e cidadãos, na Catalunha e fora dele, para organizar um referendo sobre o futuro político da Catalunha». Este é o teor do comunicado emitido no último sábado pelo Barcelona, que, contrariando a tradição apolítica dos clubes desportivos, assume uma militância activa na causa da independência da Catalunha. Um caso que sugere reflexão profunda, pela mudança de paradigma que lhe está subjacente. Vai fazer escola?"

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!