Últimas indefectivações

domingo, 30 de abril de 2017

Jonas deixou tetra mais perto

"Grande Estoril na segundo parte; grande golo do melhor da Liga dos últimos anos.

A estratégia de Pedro Emanuel
1. Antes de mais, destaco o grande ambiente no Estádio da Luz, de grande apoio ao Benfica. Esse apoio fez-se notar na primeira parte, quando numa fase inicial a equipa não esteve bem, e também na fase após o golo do Estoril, sempre incentivando e ajudando à recuperação. Depois, quero elogiar a estratégia de Pedro Emanuel, utilizando um 4x4x2 que deu origem a dificuldades na primeira fase de construção do Benfica. O Estoril variou a pressão alta e muitas vezes apresentando um bloco baixo que complicava a vida aos atacantes do Benfica. Durante a primeira parte em duas saídas rápidas poderia ter causado problemas à defensiva do Benfica, não fosse a boa coordenação de todo o sector recuado dos encarnados, deixando os avançados do Estoril em situação de fora de jogo.

Jonas preço em bloco baixo
2. A partir dos 15 minutos só deu Benfica, dominado por completo os 30 minutos seguintes. Mesmo não criando muitas oportunidades de golo, foi encostando o adversário cada vez mais para perto da área, acabando numa dessas situações por aparecer o penalty numa recuperação de bola de Nélson Semedo, tendo sido castigado por Licá. E o 1-0. De realçar que durante a primeira parte, face ao bloco baixo que o Estoril apresentava, Jonas não conseguiu ter a influência que habitualmente costuma ter na equipa; e mais: deve sublinhar-se o trabalho defensivo, e não só, de Licá nos duelos que manteve com Nélson Semedo e também com Salvio.

Empate e grande golo
3. No início da segunda parte, Pedro Emanuel fez subir as linhas e apresentou Estoril personalizado e de grande qualidade, criando várias oportunidades de golo e obtendo o empate. Foi, sem dúvida uma reacção extraordinária aquela que o Estoril apresentou no início da segunda parte. Mas ao minuto 66 apareceu aquele que é considerado o melhor jogador da Liga dos últimos anos. Ele que até esteve durante a primeira parte longe do melhor, fez um grande golo deixando o Benfica mais perto do tetra.

Alteração táctica no Benfica
4. Depois do segundo golo e face à subida de linhas que o Estoril apresentou, Rui Vitória fez uma alteração táctica colocando Filipe Augusto em campo e passando a jogar em 4x3x3, com o brasileiro no apoio a Fejsa. Face a isso, o Benfica voltou a controlar as iniciativas conseguindo estabilizar e anular um Estoril que estava a fazer uma exibição boa e personalizada."

Litos, in A Bola

PS: Não houve nenhuma alteração táctica no Benfica, após a entrada do Filipe Augusto. O Benfica manteve o 4x4x2, a diferença foi que o Pizzi ocupou o lugar do Jonas... e o Filipe, jogou em 'paralelo' em relação ao Fejsa, quando o Pizzi normalmente joga 'à frente' do Sérvio...!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!