Últimas indefectivações

domingo, 23 de abril de 2017

Empurrão importante

"Benfica mostrou garra e personalidade e soube ultrapassar os erros de Artur Soares Dias - pelo menos dois 'penalties' contra o Sporting

1. Ontem em Alvalade o Benfica mostrou garra e personalidade e soube ultrapassar os erros de Artur Soares Dias - que não deixa de ser um bom árbitro - que não marcou pelo menos duas claras grandes penalidades contra o Sporting. Se houvesse videoárbitro não haveria dúvidas, decerto... Rui Vitória sai, assim, deste derby com um sabor doce e um sorriso aberto. Mostrou que não teve medo do Sporting. Foi, no final e afinal, e depois das incidências do jogo, um ponto bem importante para o Benfica. Um ponto precioso. Por ora diria que um ponto quase de ouro. Qualquer que seja o resultado de hoje do Futebol Clube do Porto face ao Feirense o Benfica continuará a liderar a nossa Liga e deu um importante passo no seu caminho, duro e com múltiplos espinhos, para a conquista do tetra. Acredito que muitos sportinguistas saíram bem desiludidos do jogo de ontem. Queriam mais e e queriam dar um importante empurrão ao Futebol Clube do Porto. O empate de ontem dá sim ao Benfica, e a todos os benfiquistas, um especial alento. Um estimulante e importante empurrão. Como disse um dia Napoleão Bonaparte «o entusiasmo é a maior força da alma». Foi o que senti depois do jogo de ontem e do resultado conquistado pelo Benfica.


2. Acordei ontem de manhã confundido e perplexo com as notícias que nos davam nota de uma morte. De um ser humano abandonado no vazio frio do asfalto. De uma vida perdida na voragem de uma noite triste. E com a certeza que a justiça actuará, tal como ocorreu com a competente investigação da Polícia Judiciária. E bem triste fui reler Virgílio Ferreira: «O amor acrescenta-nos com o que amarmos. O ódio diminui-nos. Se amares o universo, serás do tamanho dele. Mas quanto mais odiares, mais fica apenas do teu. Porque odeias tanto? Compra uma tabuada. E aprende a fazer contas»! Contas, digo eu, não de pontos. Nem de títulos. Contas, sim, em que se reabilitem valores e posturas dignas e em que eliminem os momentos dramáticos ou, até, pitorescos de salpicos de vidas. Mesmo que aqueles momentos gerem, porventura, audiências bem estimulantes. É que há confrontos que não se devem repetir e confidencias que não se podem multiplicar. Mesmo que haja, sempre, memórias traiçoeiras e mesmo vaidosas que dissimulam o seu esquecimento com construções magnéticas daquilo que gostariam que acontecesse ou tivesse acontecido. Já que como escreveu William James «o melhor uso da vida consiste em gastá-la por alguma coisa que dure mais do que a própria vida»!


3. Amanhã, em Nyon, na Suíça, e com o apoio de milhares de portugueses - como o meu bom amigo Luís Chaves que viaja de Sierre - o Benfica disputa a final da UEFA Youth League. Por dias vezes em quatro edições o Benfica marca presença na final four da mais relevante competição europeia do futebol de formação. Em 2013/2014 disputou a final com o Barcelona e perdeu. E nesse ano, como na passada sexta-feira, ultrapassou o Real Madrid. Em 2014 por quatro a zero, em 2017 por quatro a dois. Agora a equipa liderada e bem trabalhada por João Tralhão vai defrontar o Red Bull Salzburgo que ultrapassou, com surpresa, a forte equipa jovem do Barcelona. Mas importa ter consciência que esta equipa austríaca tem o melhor ataque da prova e mais jogos consecutivos sem perder (7), tendo afastado clubes como PSG, o Atlético de Madrid ou o Manchester City. É, por isso, um adversário de respeito e que está a fazer história nesta edição desta interessante e motivante competição europeia. Acredito que Rúben Dias e Aurélio Buta, João Félix e José Gomes, João Filipe e Diogo Gonçalves, Fábio Duarte e Florentino Luís, Gedson e Ricardo Araújo, Diogo Mendes e Kalaica e todos os seus colegas tudo farão para trazer para o Museu Cosme Damião este troféu que já foi conquistado duas vezes pelo Chelsea e uma pelo Barcelona. O que importa salientar é que a Academia do Seixal dá frutos e que esta montra do futebol jovem é bem atractiva. João Félix já entrou nos radares europeus. Como no ano passado acontecera com Renato Sanches. Confesso que vi alguns jogos desta equipa, como o de Kiev. Alguns jogadores impressionaram-me vivamente. Como um impressionou o acompanhamento de Pais e Mães que, em jogo europeu, acompanham os seus Filhos e lhes dão suporte e afecto. Como aprendemos com Platão «só pelo Amor o homem se realiza plenamente»!

4. Leonardo Jardim, e o Mónaco que tão bem lidera, fez história na presente edição da Liga dos Campeões. Teve de conquistar o acesso à fase de grupos já que não entrou de forma directa. Teve que ultrapassar Manchester City e Borussia Dortmund. Lidera a Liga Francesa. E tornou-se, depois de José Mourinho, o segundo treinador português a atingir as meias finais da Liga dos Campeões. Desta Liga e nesta versão noto. Até para não perturbar, entre outros e em outras versões, o meu querido Amigo Toni... Este madeirense, nascido na Venezuela (na cidade de Barcelona!), vai ser, acredito, um dos nomes mais desejados na Europa nos próximos meses. O seu trabalho e o seu trajecto combinam excelência com inteligência, personalidade com honestidade, ambição com paixão. E como dizia Maquiavel «onde há uma vontade forte não pode haver grandes dificuldades»!

5. A sensação que tenho é que a indústria do futebol em Portugal não tem, e não quer ter, uma consciência colectiva. Não a tem em termos de direitos televisivos. Não a tem em termos de reputação comum. Não a tem um termos de privacidade dos seus membros e dos seus principais actores e gestos de comunicação. Não a tem em termos de respostas imediatas a novas questões e novos problemas. Vivemos mesmo num tempo em que anuncia estimulantes momentos de formação instantes em que parece que poucos ligam à Liga que formaram e se desligam de um espírito colectivo que motivou, em termos de competições profissionais, a sua existência e autonomia. Acredito que em termos de Direcção da Liga a questão da privacidade da comunicação dos seus membros foi abordada. Mesmo sabendo todos que há membros da Direcção da Liga que já não são membros das SAD's que os indigitaram e que esta situação é considerada normal - pela maioria dos membros da mesma Liga. Também aqui é uma singularidade que acredito que só o meu feitio beirão permite abordar nas vésperas do Dia da Liberdade que vivamente se saúda e enaltece. E num jornal, neste A Bola, que é um símbolo da liberdade e da resistência - que bem importaria reconhecer! - antes de Abril de 19741

6. Permitam-me saudar, aqui, o extraordinário trabalho da PSP no dia de ontem em Lisboa. Importa relevar e enaltecer, aqui, o trabalho dos homens e das mulheres da PSP. Foi um dia intenso, árduo e complexo e pouco se fala da sua dedicação e da sua competência. Sem elas e sem eles o dia, e decerto o derby, seria bem diferente. E a paciência dos seus porta vozes perante perguntas de espantar é de saudar... até ao limite! Bem hajam. Muito obrigado!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!