Últimas indefectivações

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Reflexão de Natal

"Na Alemanha, a canoagem é uma modalidade de grande sucesso no alto rendimento. Nos Jogos Olímpicos Rio-2016, o país conquistou 42 medalhas, sendo 17 de ouro, 10 de prata e 15 de bronze. A canoagem contribuiu com quatro ouros, duas pratas e um bronze. Em termos práticos, em apenas uma edição dos Jogos, a canoagem alemã conquistou tantas medalhas de ouro como Portugal em 100 anos de participações. Significativo.
Face ao excelente resultado, seria expectável que a canoagem alemã recebesse choruda prenda de Natal para o ciclo olímpico Tóquio-2020. Isso não aconteceu. Como consequência da reforma da organização desportiva e do financiamento ao alto rendimento, viu mesmo serem apertadas as regras financeiras com restrições orçamentais.
Parte dessa reestruturação da ciência e prática desportiva de rendimento e optimização de procedimentos para o apoio científico, nomeadamente toda a parte de investigação, inovação, desenvolvimento e tecnologia, conhecimento e gestão de ciência. Também se privilegia a optimização da transferência de conhecimento, nomeadamente através de uma melhor aplicação do conhecimento científico nas áreas de investigação e da inovação no treino e competição. Aposta-se na intensa cooperação com universidades, faculdades e outros parceiros da ciência e da indústria, a fim de alcançar pela investigação e inovação melhores resultados. Garante-se ainda um reforço da competência em todas as áreas da ciência, especialmente na pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. E a criação de uma plataforma de conhecimento digital central para melhorar os canais de comunicação e informação.
Sem entrar em detalhes, a verdade é que um país que ganha 42 medalhas numa só edição dos Jogos Olímpicos entende, ainda assim, implementar uma reestruturação da organização da prática desportiva competitiva e do financiamento ao alto rendimento. Pode não funcionar, mas vai tentar melhorar. E por cá?"

Mário Santos, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!