Últimas indefectivações

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Inexperiência há... no Benfica


"Egocentrismo cometendo sucessivos erros pode ser a factura Jesus está a pagar... O campeão e actual líder: mais do meio onze são meninos! Espectacular fenómeno!


Vamos lá ver se Jorge Jesus tem razão ao justificar os últimos maus resultados com inexperiência de jovem equipa. Só 2 vitórias - em Alvalade, 2-0 ao Légia Varsóvia, 4-2 ao Estoril - nos últimos 6 jogos, não considerando como desaire, frise-se, a derrota em casa do Real Madrid, é percurso justificável com inexperiência?
Categoricamente, não. Tanto golo sofrido neste negro período - 3 em Vila do Conde, 3 em Guimarães, e, em casa, 2 do Estoril, 2 do Dortmund, 1 do Tondela = 11! - por pecados de juventude? Percorre-se todo o plantel defensivo, de Rui Patrício, 28 anos, melhor guarda-redes no recente Campeonato da Europa, até aos laterais-esquerdos Marvin Zeegelaar, 26 anos, e Jefferson, 28 anos, passando por Schelotto, 27, João Pereira, 32, Coates, 26, e verifica-se o único menino é Rúben Semedo, 22 anos, por sinal o defesa mais talentoso e melhor até aqui. Mais: o médio que mais protege a retaguarda é William Carvalho, 24 anos, campeão da Europa.
Inexperiência pode haver no ataque, em Gélson Martins, 21 anos (mas tem-se revelado um prodígio!), em Alan Ruiz, 22 anos (quase não joga) e Matheus, 20 anos (ainda não jogou esta época). Porém, Bruno César e Bas Dost têm longa experiência (o ponta de lança holandês até veio do campeonato alemão) e Markovic inexperiente não é, depois de ser campeão no Benfica e rumar a Inglaterra.
Portanto, do que Jorge Jesus pode arrepelar-se é de ter perdido dois jogadores nucleares: João Mário e Slimani. Mas também Rui Vitória ficou sem dois decisivos dínamos: Nico Gaitán e Renato Sanches.
Lesão de Adrien é fortíssima baixa (a equipa parece ter ficado sem motor), mas única nesta época. Que dizer do maremoto de lesões benfiquistas (9!), nomeadamente no trio de goleadores, Jonas-Mitrolgou-Jiménez, e em simultâneo!!!! (o eficaz talento de Jonas continua a fazer notória falta).

Muita alta qualidade do treinador Jorge Jesus é indiscutível! Por isso tanto se estranha esta negra fase do futebol sportinguista, multiplicando sinais de estar à deriva. Nada improvável tratar-se da factura dos sucessivos erros que o treinador tem cometido em matéria de descontrolado egocentrismo!
O Sporting não teria perdido em Madrid - estupenda exibição! -, se ele, Jorge Jesus, não se tendo feito expulsar, estivesse no banco nos últimos 5 minutos. Caiu tão mal o menosprezo do técnico adjunto! E, logo no jogo seguinte, brutal ironia: com Jorge Jesus no seu posto a tempo inteiro, derrota com o Rio Ave, por 3-1!
Jogadores e equipa do Sporting são os melhores, porque liderados por ele, Jorge Jesus. Espantosa reviravolta consentida no 3-3 em Guimarães!

Erros individuais apontados pelo treinador (também no desaire, em Alvalade, perante sub-Dortmund sem mão cheia de titulares). Fraquíssima exibição e empate, em casa, a ferros arrancada face ao Tondela... (os jogadores não costumam gostar de que treinador egocentrista se ultravalorize face ao que eles valem...).
E chegou o argumento inexperiência... Está desmontado no início deste texto.

Juventude com inexperiência há mais no FC Porto: Octávio, 21 anos, Rúben Neves, 19, a novíssima dupla de avançados, André Silva-Diogo Jota, miúdos com 20 anos!
E há, sobretudo, no Benfica campeão e actual líder! Mesmo tendo saído Renato Sanches (enorme revelação aos 18 anos!), mais de meio onze por regra titular é impressionantemente jovem! Ederson, 23 anos (invulgar num guarda-redes), Nélson Semedo, 22, e Londelof, 22, foram fulgurantes/fulcrais já na época anterior... Agora, também Grimaldo, 21 anos, Cervi, 22, André Horta, 19, Gonçalo Guedess, 19! Acrescente-se, no banco de suplentes, Danilo, 20 anos, Zivkovic, 20 anos, José Gomes, 17...
Quando alguém tiver a tentação de insistir em problemas de inexperiente juventude, olhe para o Benfica campeão e de novo líder. Aconteça o que vier a acontecer, convenhamos: espectacular fenómeno!"

Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!