Últimas indefectivações

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Caminho mais longo e mais fácil

" 'A Roma entrou muito bem no jogo, conseguiu o golo, talvez tenha relaxado um pouco'
Casillas, guarda-redes do FC Porto, ontem, após o empate na champions

A UEFA prepara mudança radical nas competições europeias, sobretudo na Liga dos Campeões, a partir da época 2018/19: os quatro primeiros países do ranking - neste momento Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália - passam a colocar directamente quatro clubes na fase de grupos; hoje, os três primeiros têm três vagas directas, o quarto apenas duas, e cada um apresenta uma equipa adicional no play-off.
Como consequência, o 5.º classificado no ranking, actualmente Portugal, deixará de ter o seu 3.º classificado a entrar directamente no play-off, tendo de disputar mais uma pré-eliminatória. Teoricamente seria mau para Portugal (que nem deve conseguir manter o 5.º lugar, se calhar nem o 6.º...). Na prática, e pelo que se viu ontem no Dragão, pode ser uma benesse.
Actualmente, o ranking UEFA determina os cabeças de série no play-off. A Roma, 3.ª em Itália na época passada, e com presenças intermitentes na Europa, ficou do lado mau. O FC Porto crónico participante na Champions, ficou do lado bom. Olha-se para as equipas, para os orçamentos, e só o ranking diz que o FC Porto é superior à Roma. O que se viu até à expulsão de Vermaelen confirmou-o, as hipóteses dos dragões seguirem em frente são muito reduzidas.
De futuro, e tendo por base esta época, o FC Porto teria de fazer mais um jogo mas evitaria Roma (Inter, porque a Itália teria quatro lugares), Villarreal, Man. City e Moenchengladbach, independentemente de quem fosse cabeça de série. Ainda que com mais uma ronda, as possibilidades de chegar à fase de grupos seriam bem maiores..."

Hugo Vasconcelos, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!