Últimas indefectivações

terça-feira, 19 de julho de 2016

Roland, o fotógrafo que virou conferencista

"Em Agosto de 1977, o Benfica participava na 6.ª edição do Torneio Ciudad de Sevilla. Mas nem tudo correu como esperado.

'Logo pela manhã' no dia 22 e ainda antes de a equipa partir para Sevilha, os enviados especiais Roland Oliveira e Luís Fernandes (do jornal O Benfica), Carlos Jorge de Oliveira (do jornal Mundo Desportivo) e o sócio José Andrade seguiram de carro. A viagem foi 'agradável', feita em velocidade moderada e em ameno convívio', sendo o Benfica tema central de conversa. Chegaram às 17 horas locais e, depois de receber as credenciais, rumaram para o hotel onde ficaria alojada a comitiva benfiquista.
Às 21 horas estava marcada a conferência da imprensa. À hora agendada, as comitivas do Vasas de Budapeste, do Bétis de Sevilha e do Sevilha FC já se encontravam no local. Mas onde estava a equipa do Benfica? A fim de solucionar essa falta, o organizador da prova, Fernando Turqual, pediu a Roland Olivieira que ocupasse o lugar de representante do Benfica, para responder às questões que fossem colocadas.
Nesta situação, o fotógrafo não soube como recusar o convite e explicou que a equipa ter-se-ia possivelmente atrasado devido ao treino matinal. De seguida, os jornalistas perguntaram qual seria a formação do Benfica para o primeiro jogo, ao que Roland respondeu: 'O Benfica tem neste momento uma equipa muito jovem, que está a lançar-se de novo na alta-roda europeia e que tem um magnífico treinador o inglês Mortimore. No que diz respeito a adiantar uma possível formação do Benfica para o próximo jogo, pois o não posso fazer porque não sou o treinador do Benfica. Deverá ser Mortimore a indicar-vos quais os atletas que irão disputar a primeira partida'.
A equipa chegou ao hotel perto das 23 horas e, devido à viagem longa, já se encontravam recolhidos nos seus quartos quando a conferência de imprensa terminou. A participação do Benfica neste torneio não foi fulgurante, mas ficou para a história a simplicidade de Roland, sempre disposto a acompanhar e a apoiar o clube do seu coração.
Poderá conhecer o trabalho de Roland Oliveira na exposição com o seu nome, até 15 de Outubro na Rua do Jardim do Regedor, em Lisboa."

Débora Cardoso, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!