Últimas indefectivações

domingo, 3 de julho de 2016

Redirectas XLV - Renato Sanches: O Farol


Entra em campo e tudo ilumina o miúdo da Musgueira. Sua alma irradia. E todas as atenções atrai em seu redor com o seu extraordinário magnetismo. É uma luz que se espraia em campo qual farol anunciando terra firme. 
Poucos jogadores na história do futebol tiveram o condão de trazer a este desporto rei aquilo que Renato Sanches trás. Na realidade, do meu ponto de vista, Renato Sanches é único nesse particular. Dos jogadores que eu tive a sorte de ver jogar talvez Maradona possa comparar-se em termos desse magnetismo. Mas Maradona deixou-se perder pelos jogos da vida. Renato Sanches ainda está a começar. Acredito que saberá escolher os melhores caminhos. Essa luminosidade não se apagará. Continuará pelos anos a dentro. Nunca vi jogar Eusébio mas acredito que fizesse o mesmo quando entrava em campo. O magnetismo da genialidade. A personalidade do gigante que se ergue a cima do comum dos mortais.
Todos os relatos sobre Renato Sanches falam da sua extraordinária personalidade. Uma personalidade que não está acente na loucura inconsequente de um jovem imaturo. Uma personalidade que está sustentada na firme convicção de que ninguém está a cima dele, porque ele sabe das suas capacidades e quer mostrá-las à saciedade.
Chegou, viu e venceu. Foi assim no Glorioso Sport Lisboa e Benfica. Está a ser assim na selecção nacional. Está a ser assim no Euro 2016. Irá ser assim no Bayern de Munique. E sim sr. presidente tenha a mesma convicção que o senhor. Renato Sanches irá vencer a bola de ouro. Irá ser considerado o melhor jogador do mundo. Simplesmente porque não existe ninguém como ele.

Podem rir-se à vontade. Esta a minha convicção. E não é de agora como os meus artigos antigos o demonstram. Escrevi que o contrato deveria ser renovado. Escrevi que menos de 150 milhões de euros era a baixo do seu valor. E aí está todo o mundo de boca aberta com a sua prestação no Euro. Eu escrevi que era inevitável que tal acontecesse. Uma vez a porta aberta ele ía tomar de conta. É assim Renato Sanches, bastam-lhe uns minutos para não mais ser esquecido. Apenas um lunático pode menosprezá-lo. Mas sabemos que em Portugal existem muitos.

Primeiro os treinos onde conquista o respeito dos colegas. Depois os minutos em campo onde conquista o público. Depois o inevitável. A qualidade mostra-se e impõe-se. E o treinador não tem outro remédio a não ser aproveitar-se dessa dádiva dos céus que tem em mãos. Mesmo assim faz toda a gente que ama o futebol barafustar por encostar o miúdo à linha. Van Hoojdonk simplesmente letal para com o Fernando Santos. Veremos se contra Gales o vai encostar de novo à linha e sujeitar-se a perder o jogo.

Escrevem que teve a sorte de "... estar no lugar certo à hora certa...". Shame on you Delgado! No Renato Sanches nada se deve à sorte. Talento puro do princípio ao fim. Ele que foi o português mais maltratado desde que me lembro como gente. Simplesmente ignóbil. E não vi ninguém defendê-lo. Favor de se abesterem de fazer comentários a constatar o que já não conseguem empurrar para debaixo do tapete.

Portugal está vergado ao peso da grandeza de Renato Sanches. E quantos, quantos, quantos com amendôas do tamanho de melões entravadas na garganta!

Para ti Renato, daqui do Reino Unido quero enviar-te um abraço do tamanho do mundo e muita saúde que é o mais importante principalmente no mundo do futebol. Continua com essa alma e lembra-te do nossso Benfica enquanto estiveres nas terras bávaras. És enorme. Um farol. São jogadores como tu que fazem do futebol algo de único no mundo.

Espero um dia voltar a ver-te de manto sagrado vestido. Muito triste com a tua partida mas feliz por ti.

E Pluribus Unum

3 comentários:

  1. Está definitivamente provado - estamos na presença de um jogador que vai marcar a história do futebol mundial nos próximos 15 anos - o ar de admiração e espanto de Modric quando o Renato lhe passou por cima, a saída prematura do inutilizado Rackitic, a 1a parte contra a Polónia, a forma fria e indefensável como converteu o penalti, são a prova definitiva de que estamos na presença de um fenómeno.

    Relembro que os dois croatas são as referências do meio campo dos respectivos clubes...

    Só numa selecção de anões, cegos, se pode aceitar que o miúdo fique no banco ou seja encostado às linhas...
    FranciscoB

    ResponderEliminar
  2. O Fernando Santos cometeu um erro em não o pôr a titular de inicio por "falta de experiencia", mas ao menos teve o bom senso de o meter agora.

    Todo o mundo do futebol já se rendeu ao Renato, menos.... esses jornaleiros tendenciosos e os nossos amigos lagartos, de tão insignificantes que são ninguém lhes liga.

    ResponderEliminar
  3. E já agora que ninguém julgue o País de Gales pelo nome. Eles são uma grande equipa, organizada e que pode criar perigo.

    São muito perigosos nas bolas paradas, boas transições ofensivas e fortes no jogo aéreo. É um jogo 50/50.


    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!