Últimas indefectivações

terça-feira, 26 de julho de 2016

Endireitas da mente

"Os endireitas foram recurso para pôr ossos e músculos no lugar. Os atletas de antigamente também os utilizavam para tratar as mazelas do desporto. Por vezes resultava. Aprendiam as habilidades observando os que antes deles se dedicavam ao ofício e experimentando a manipulação de esqueletos nos clientes. Mas também faziam muitas asneiras quando mexiam onde não deviam. Nenhum atleta de bom senso se deixa agora tratar por quem não tenha adequada preparação científica e técnica.
Recente artigo na prestigiada revista científica de psicologia, Fronteiers in Phychology, trata da relação entre depressão e desempenho desportivo, revelando que a primeira é inicialmente escondida pela prática desportiva, mas tende a reaparecer com gravidade. Sabe-se que esta combinação pode ser dramática, até fatal, como comprovam profundas depressões de atletas famosos, e algumas tentativas de suicídio que por vezes levaram à morte. Nem todos estes atletas evidenciam a crise profunda por que passavam. Os pedidos de ajuda para melhor a perfomance podiam, todavia, estar neste quadro. Só um profissional da saúde mental, psicológico ou psiquiatra, tem competências para entender a gravidade da situação e evitar o seu aproveitamento.
Há quem centre o trabalho psicológico dos atletas simplesmente na optimização da perfomance, baseada em técnicas que não consideram a globalização psicológica do caso. Não são profissionais com formação científica específica que, por isso, não detectam graves desadaptações psicológicas que podem estar na origem da quebra de desempenho. Tão-pouco têm consciência de que o que fazem pode desencadear, a prazo, problemas muito graves. A ignorância é muito atrevida!... As coisas às vezes resultam. Pelo menos no imediato, mas, como revela a investigação, as depressões podem regressar, ou surgir, mais tarde dramaticamente. Lamentavelmente, as gentes do desporto ainda não entenderam que os endireitas da mente podem quebrar a estrutura psicológica do atleta."

Sidónio Serpa, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!