Últimas indefectivações

terça-feira, 21 de junho de 2016

Romanos, inquisidores e benfiquistas

"Na esquina da Rua do Jardim do Regedor e Rua das Portas de Santo Antão, encontraram-se a história do Benfica e a de Lisboa.

Esta história começa com uma via romana. Recuamos vinte séculos para descobrir a importância da envolvente do edifício da antiga secretaria do Benfica. Onde hoje é a Rua das Portas de Santo Antão, no séc. I existia um eixo viário, que ligava Olisipo (Lisboa) a Scallabis (Santarém). Esta via evoluiu naturalmente como uma das principais vias de acesso à cidade.
Lisboa cresceu e, no séc XIV, uma nova muralha, a Cerca Fernandina, é construída para proteger as novas zonas da cidade. No local do eixo viário, cria-se uma porta de acesso, a Porta de Santo Antão. Em 1620, entravam por dia, por ali "1500 cavalgaduras, carregadas ou de farinha dos moinhos, ou de mantimentos de frutas, hortaliças e outras coisas". O recinto murado que constituía a porta estava exactamente onde hoje estão o edifício do Benfica e a Casa do Alentejo.
A Porta da Cerca deu nome à Rua das Portas de Santo Antão, e a Rua do Jardim do Regedor tem igual ligação a uma estrutura da cidade. Dentro da muralha, na zona norte do Rossio, instalou-se no séc. XVI o Palácio da Inquisição. Este espaço, várias vezes ampliado e remodelado, recebeu no séc. XVII um jardim: era o jardim do Regedor da Inquisição, e assim a Rua para a Horta da Mancebia ganhou o novo nome.
O terramoto de 1755 veio mudar esta zona, que foi uma das mais afectadas. A Porta de Santo Antão desmoronou e as restantes estruturas envolventes foram demolidas. O edifício que hoje conhecemos faz parte do plano de reconstrução da cidade e é construído em meados do séc. XIX para habitação. No séc- XX; quando aparecem os clubes nocturnos em Lisboa, o 'velho pardieiro' 'de carácter pombalino' é transformado no Bristol Club. Inaugurado em 1918, sofre uma remodelação radical em 1926 e encerra em 1928.
Em 1933, o Benfica procurava um novo local para instalar a secretaria, e parte do edifício estava disponível. A secretaria foi inaugurada em Janeiro de 1934 e, ao longo dos anos, o Benfica expandiu-se pelo edifício até o ocupar na totalidade. Tornou-se um lugar mítico do Clube, o centro nerválgico da vida associativa. Nos anos 80, a passagem dos serviços para o Estádio iniciou o declínio do edifício, que viria a encerrar em 1998.
Agora, a Fundação Benfica e a Direcção de Património Cultural abrem novamente as portas do edifício da Rua do Jardim do Regedor. Entre 18 de Junho e 15 de Outubro, este ícone benfiquista ganha uma nova vida, com quatro exposições para visitar e muitas actividades para todos."

Rita Costa, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!