Últimas indefectivações

sexta-feira, 11 de março de 2016

Passo a passo, jogo a jogo...

"É sensato, da parte do Benfica, não embandeirar em arco depois de duas vitórias de enorme importância. Ao vencer em Alvalade, a equipa de Rui Vitória pode ter mudado a história de uma Liga que parecia inclinar-se para o Sporting; ao triunfar em São Petersburgo, o conjunto encarnado encheu o cofre com milhões (já são mais de 33, entre prémios e receitas) e passou a fazer parte, por resultados dentro das quatro linhas, da elite da Europa do futebol em 2015/16.
Estes dois sucessos seguidos, um e outro obtidos tendo por base um fortíssimo espírito de grupo, podiam ser ponto de partida para uma euforia prematura. Fazem bem os responsáveis benfiquistas quando lembram que ainda faltam muitos jogos (pelo menos mais 12...) até que termine a temporada e que a equipa deve manter os pés bem assentes no chão.
Não foi fácil o crescimento futebolístico do Benfica ao longo da temporada. Mudança de paradigma, abrindo as portas à formação; alteração de uma metodologia de trabalho com seis anos; estreia num grande clube do novo treinador. Tudo isto agravado por um início de época on the road e apimentado pelos mind games de Jorge Jesus. Rui Vitória teve de aprender a conviver com tudo isto e, ao mesmo tempo, manter a sua equipa focada no crescimento. Pode dizer-se, já hoje, que teve êxito na tarefa de criar um grupo solidário, que conta com muito mais do que onze titulares e possuidor de uma identidade nova, capaz de desenvolver dentro de campo um modelo de jogo diferente do praticado entre 2009 e 2015. Se o Benfica continuar a jogar sem pensar no Marquês, pode chegar ao tri. Passo a passo. Jogo a jogo."

José Manuel Delgado, in A Bola

2 comentários:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!