Últimas indefectivações

quinta-feira, 3 de março de 2016

Afinal eles também falham

"A saga dos penalties voltou. Não tanto para a compulsiva análise que por cá sempre se faz sobre a justeza ou não da falta. mas por duas notícias: a do penalty (indirecto) que Messi começou por marcar num passe para o finalizador Suarez e a da estatística de Ronaldo após o comprometedor falhanço em Málaga.
Quanto à primeira, apenas sublinhava um aspecto. O Barça estava já a vencer o At. Bilbao por números expressivos e a façanha foi, na minha opinião, uma forma, ainda que não intencional, de amesquinhar o adversário e colegas de profissão. Se o resultado estivessem num empate, fariam do mesmo modo? É preciso ser-se senhor na derrota, como na vitória.
O segundo ponto foi a surpresa dos penalties falhados por Ronaldo. Ou talvez não. O nosso craque falhou 16 em 103 ocasiões (16%). Por curiosidade, procurei os números do seu principal émulo. E verifiquei que Messi falhou ainda mais: 21% (16 em 75, até Setembro 2015). Semelhante ao desperdício de Óscar Cardozo no Benfica: 21,5% (11 em 51). Se percorrermos os grandes craques desde Pelé a Eusébio, Cruyff a Maradona, Platini a Figo certamente que as falhas também foram significativas. Bem gostaria de ter essas estatísticas (Rui Miguel Tovar tê-las-á?), sobretudo do grande Eusébio, que penso terá desperdiçado bastante menos, apesar de, curiosamente, o primeiro falhanço ter acontecido na sua estreia.
Julgo não ser arriscado dizer que os maiores especialistas de grandes penalidades falham uma em cada 5 oportunidades. É obra, o que mostra que aquele momento é sempre difícil. Para eles e... para mim, nos segundos que antecedem um penalty do Benfica."

Bagão Félix, in A Bola

2 comentários:

  1. De Simão Sabrosa lembro me de apenas 1 falha e foi num jogo de pre epoca. Esse sim, um especialista

    ResponderEliminar
  2. O Eusébio tinha melhor %, de certeza...
    FranciscoB

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!