Últimas indefectivações

sábado, 30 de janeiro de 2016

Redirectas XV - A Luta Interna dos Иo Иame III


Esta é a terceira Redirecta de uma série dedicada aos Иo Иame. Poderão ler as anteriores em: A Luta Interna dos Иo Иame II e A Luta Interna dos Иo Иame I.
Tomei a decisão de publicar esta série de Redirectas, sobre o tema da 'Luta Interna dos Иo Иame', pois acho que é importante para o Benfica, o tipo de perfil reinante dentro dos grupos organizados a si associados. E derivado aos acontecimentos recorrentes que se têm passado entre elementos dos Иo Иame durante os jogos, urge, na minha opinião, meditar sobre o assunto de uma forma global, de modo a despertar consciências.
Acho importante promover a discussão entre os benfiquistas, pois tenho o firme pensamento que o clube se constrói diariamente, alicerçado na ideia de Benfica que governa o pensamento individual e colectivo de cada um de nós em particular e de todos em conjunto. Ou seja, o Benfica do hoje, é e será sempre, o resultado da soma das vontades individuais de cada um de nós.
A participação de indefectíveis na discussão tem sido positiva. Julgo estar agora claro, para quem leu as anteriores Redirectas da série, o que hoje em dia se passa no seio dos Иo Иame. Que luta é essa que está a ser travada.
Cada grupo organizado tem a sua própria dinâmica interna. De momento existem divergências profundas entre duas facções existentes, designadas por: legais e ilegais.
A facção dos ilegais pretende manter a identidade do grupo, enquanto a facção dos legais, pretende legalizar o grupo para, a partir daí, poder usufruir de outro tipo de regalias para proveito próprio. As posições estão extremadas e, por esse motivo, as repercussões são visíveis a olho nu e reflectem-se nas bancadas do estádio da luz, manchando, desse modo, a imagem do nosso Glorioso, trazendo consigo também onerosos custos para a instituição que tanto amamos.
Como pode o indefectível cidadão dedicado à causa benfiquista ficar indiferente? Eu respondo: Não pode. Contudo, e apesar de tudo, a luta é algo interno dos Иo Иame. Tornou-se um problema do Benfica em minha opinião, mas é, em primeiro lugar, um problema dos Иo Иame. É por isso, no seio dos Иo Иame, que eu julgo que o assunto deve ser resolvido.
Várias têm sido as contribuições para o debate mas eu gostaria de destacar a opinião expressa pelo indefectível 'Hooligan' que é membro dos Иo Иame há quase 10 anos. E passo a citar:
"Quem quiser junte-se a nós".
Com esta frase, Hooligan vem de encontro a uma ideia bem clara que eu tenho: Os Иo Иame são importantes para o Benfica e se nós benfiquistas pretendemos ajudar, de algum modo, a resolver o problema, então, o primeiro passo é juntarmo-nos aos Иo Иame e lutarmos lá dentro pela preservação da identidade que está em risco.
E porque é que eu defendo esta ideia? Porque é isso mesmo que está a suceder do outro lado da barricada. Muita malta jovem está a entrar nos Иo Иame, manietada por quem quer legalizar a claque, numa tática de assalto ao poder muito conhecida dos meios políticos. Para mim é claro que se não existir uma entrada de mais elementos nos Иo Иame para reforçar o contingente dos ilegais, mais tarde ou mais cedo, o poder vai pender para o lado do mais forte. E o mais forte quase sempre é quem tem maior número de apoiantes, principalmente quando esses apoiantes têm pouca maturidade.

Fica pois aqui, o apelo do Indefectível, para que a chamada seja propagada aos sete ventos, e as fileiras do benfiquismo puro dentro dos Иo Иame, possam assim, ser inundadas de fiéis depositários dos valores nobres e intemporais, que estão na gênese da nossa nação e que alavancam tudo aquilo que é Benfica!

Viva o Glorioso!


Redirecta prévia: Redirectas XIV - A Luta Interna dos Иo Иame II

29 comentários:

  1. Pois, por isso é que me revejo totalmente na posição dos 'ilegais'. Se os 'legais' vencerem, será o fim dos No Name Boys. Mas devemos aguardar para ver o que vai sair nos próximos tempos. Neste momento temos de estar unidos em torno da equipa e do 35. Os assuntos internos dos No Name como disseram e bem ficam dentro dos No Name. Não podemos deixar que isso afecte a restante nação benfiquista. Como é óbvio éum assunto que merece alguma atenção, mas não vamos cair no erro de dar demasiada importância ás quesilias do grupo.

    OFF-TOPIC:

    Tudo a assinar a petição das VMOC. Desde já fica o meu pedido para na próxima redirecta ou antes, divulgares novamente esta petição. Já só faltam pouco mais de 300 assinaturas para levarmos este assunto á Assembleia da República.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estamos de acordo Kamikaze. Vou fazer como pedes. Na próxima ReDirecta vou abordar o tema da petição.

      Eliminar
  2. Admiro as claques e o seu incansável apoio durante os jogos. Mas não percebo nada desse universo.
    Por isso não entendo porque é que a legalização tem de ser uma coisa má (como tu afirmas). Como sabes, há muitas claques legalizadas e nem por isso deixam de apoiar o respectivo clube com todo o empenho.
    Talvez nos possas explicar a tua ideia com mais pormenor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo que quem nunca passou por lá ou que nunca conviveu com malta das claques não conheça esse universo. Porque como já disse por aí, um grupo destes é muito mais do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. No entanto este caso parece-me de fácil compreensão. Passo a explicar:

      Os No Name Boys SEMPRE foram ilegais e nem por isso deixaram de fazer coreografias e acompanhar o clube para todo o lado. Nem mesmo nos tempos do GULLIT os No Name Boys foram legais. NUNCA.

      Há uns bons meses atrás emergiu no seio dos No Name este grupo que quer legalizar a claque. Liderados por alguns Velha Guarda, como é o caso do Gonçalo Dias. Mas na sua maioria são putos que começaram a utilizar as t-shirts pretas NN como simbolo da causa que eles defendem. A questão é: Porquê a legalização? Não têm resposta possivel e vêm com tretas de fazer coreografias e dar a cara.

      Bem, estes legais não o admitem como é óbvio, mas vêm á procura de tacho com a legalização. Na venda de material dos NN, venda de bilhetes, organização de deslocações, etc. Como é óbvio os ilegais não querem que esta rapaziada torne os NN uma espécie de Super Dragões ou de Juventude Leonina. Pergunto eu: estes deixaram de fazer merda desde que são legais? Foram identificados? A unica coisa que ganharam foi a fortuna dos seus lideres que vivem á custa dos membros das respetivas claques e dos próprios clubes. Esses lideres afortunados são os Macacos e os Mustafas desta vida. Querem ver o Gonçalo Dias a dar entrevistas nas tv's e a ir para o estádio de Porsche como faz o Madureira ou o Mustafa? Pois isso para mim enquanto benfiquista era vergonhoso.

      A prova disto que estou a dizer está aqui: Porque é que não criam uma nova claque legalizada e deixam os No Name Boys ilegais como sempre foram? Pois, por causa que a nova claque não teria o mesmo nome nem venderia tanto como os NN.

      Organização? Também a legalização não resolvia. Dou o exemplo dos Diabos Vermelhos que é um grupo extremamente organizado e no entanto são ILEGAIS.

      Ou seja, estes legais querem é ganhar tacho. Como é natural em qualquer grupo, principalmente quando se trata de um grupo de jovens, quando há divergência de interesses há naturalmente conflitos.

      Se não entenderem isto não vale a pena discutirem este assunto.

      Eliminar
    2. Grande exposição da situação Kamikaze. 5 estrelas.

      Eliminar
  3. Boa tarde.
    Independentemente do final de tudo isto creio que seria positivo o grupo ser mais organizado.. Nada tem haver com legalização mas creio que como em qualquer conjunto alargado de pessoas que se juntam para um fim,existir alguma liderança.. Rostos que se reconheçam como expressão e princípios desse mesmo grupo. Até porque se assim fosse está tentativa dos legais já há muito que teria caído por terra.
    Uma coisa é certa.. E vale o que vale.. Estou no topo Sul há mais de dez anos e 90 por cento dos legais são me totalmente desconhecidos.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sc muito bem vindo ao Indefectível. Espero que voltes mais vezes e dês a tua opinião. Estamos aqui para isso mesmo. Indefectíveis na luta pelo Glorioso. Todos somos poucos.
      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  4. Curioso que a pessoa que tinha como sendo o Gonçalo não me pareceu durante os desacatos estar do lado dos Legais.. Provavelmente equívoco meu no que à pessoa diz respeito.
    Não foi abordado aqui mas parece me importante.. Estes legais surgem este ano assim do nada? Dinheiro até mais não em pirotecnia.. Não há ou houve pelo menos numa fase inicial alguma "ajuda" vinda de dentro do nosso clube...?
    1904

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes uma busca pela net e aparecem logo fotografias dele muito embora os anos possam modificar algo.
      A direcção? A sério? Achas que está metida ao barulho? Tens suspeitas por algum motivo?

      Eliminar
    2. Essa foi bem lembrada... os Legais são na sua grande maioria novatos nos NN. Com exceção dos lideres "Legais", que como disse são da Velha Guarda. Não sei ao certo se apareceram no inicio desta época ou se já haviam movimentações nesse sentido. Já agora para quem não está tão dentro do assunto lembro que esta luta começou muito antes dos desacatos no jogo com o Belenenses. Houve já pancadarias fora do estádio, como no Algarve ou em Aveiro.

      E depois vem um ponto importante. Existem alguns rumores que esses legais são pagos pelo Vieira para juntar os No Name Boys á direção, tal como os SD no Porto. Pois como se sabe os NN têm oferecido alguma resistência a Luis Filipe Vieira. Podem ser só rumores mas há quem diga isto.

      Eliminar
    3. Importante ponto a considerar no futuro. Por enquanto esta série de ReDirectas termina por aqui mas a caixa de comentários bem como email estão sempre abertos para quem quiser partilhar informações.

      Viva o Glorioso.

      Eliminar
  5. os NN que fazem a sua claque, claro que além de não venderem nada há outro grave problema para eles e para nós e o Benfica, os simbolos que usam NÃO SÃO do Benfica.
    quem não usa simbolos do Benfica é benfiquista?
    Abraço e força No Name Boys!!!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A razão da discórdia entre LFV e os NN foi precisamente umas reuniões que tinham entre os lideres e a direção em que LFV tentava forçar a legalização do grupo e acabou tudo á pancada e a gritar "Vieira cabrão pede a demissão". Esta época não sei de nada.

      SLB since 1904

      Eliminar
    2. sc melhor não colocares o teu email exposto publicamente. Basta enviares um email para o Indefectível.
      Vou-te enviar.

      Eliminar
    3. Apaguei aquele comentário.. Ficas te com o mail?

      Eliminar
    4. Envia-me um email para o indefectivel.

      Eliminar
    5. Apaguei aquele comentário.. Ficas te com o mail?

      Eliminar
  7. QUE SE FODA A LEGALIZAÇÃO NNÓS ANNDAMOS AQUI DE CORAÇÃO

    SOMOS NN E PRA SEMPRE ILEGAIS

    NNÓS NNÃO NNOS VENNDEMOS

    NNADA DO BENNFICA TUDO PELO BENNFICA

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Admiro as claques e o seu incansável apoio durante os jogos. Mas não percebo nada desse universo.
    Por isso não entendo porque é que a legalização tem de ser uma coisa má (como tu afirmas). Como sabes, há muitas claques legalizadas e nem por isso deixam de apoiar o respectivo clube com todo o empenho.
    Talvez nos possas explicar a tua ideia com mais pormenor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segue o conselho do comentário a cima: "Se não entenderem isto não vale a pena comentarem este assunto"

      Eliminar
    2. António, a explicação do Kamikaze não te elucidou sobre o assunto? Acho que é uma explicação muito boa.

      Eliminar
  10. Antônio a legalização não é necessariamente má.. Aqui o que está em causa é quem dentro do seio dos no name Boys quer fazer essa mesma legalização.
    E sim há muitas claques legalizadas.. Mas a maioria das pessoas que costumam estar no topo Sul não vêem necessidade disso. Apoio ao Benfica.. Somos todos sócios do clube. Os dados estão lá..
    Saudações

    ResponderEliminar
  11. Estiveram 5 estrelas hoje.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!