Últimas indefectivações

terça-feira, 10 de novembro de 2015

A tempestade que varre a Rússia

"O relatório da comissão independente da agência mundial antidopagem (AMA) é arrepiante. Ele incrimina uma teia aparentemente global de atletas, treinadores, dirigentes, médicos e técnicos de laboratórios russos acusando-a do uso do doping como prática regular, dentro do que consideram ser um género de «cultura de estado» que propõe o sucesso desportivo a qualquer preço. Em função da dureza e da expressão deste relatório, a Agência Mundial Antidopagem recomenda à Federação Internacional de Atletismo que suspenda o atletismo russo de toda a competição internacional, incluindo os próximos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A Federação internacional, liderada pelo britânico, e antigo campeão olímpico, Sebastian Coe já reagiu e, perante a extrema gravidade das acusações, parece admitir seguir a proposta da Agência antidopagem, mas, para já, pede algum tempo para digerir toda a informação e compreender todos os detalhes. Um responsável pelo laboratório russo antidopagem limitou-se, entretanto, a fazer uma declaração pública, referindo que as acusações carecem de prova e o ministro russo do desporto, Vitali Moutko, lembra, apenas, que a AMA não tem poderes para suspender o atletismo russo de todas as provas internacionais. 
Como se percebe, é toda uma tempestade que se abate sobre o atletismo russo, que poderá ficar fora da participação nos Jogos do Rio. E pior ainda: perante a convicção da Agência Mundial Antidopagem, de que se trata de uma «cultura de estado» para o desporto, dificilmente se admitirá que apenas o atletismo russo esteja viciado."

Vítor Serpa, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!