Últimas indefectivações

sábado, 4 de julho de 2015

UEFA criou um fantasma

"O mercado de transferências abriu oficialmente a 1 de Julho e, entre os muitos negócios que já se anunciaram, a ação de um clube por norma (muito) gastador pode até estar a passar despercebida. Desde 2008 - altura em que o clube foi adquirido pelo Abu Dhabi United Group - que o Manchester City faz abanar os alicerces de cada defeso ao gastar verbas exorbitantes em variadíssimos reforços mas, volvidas sete temporadas, a inversão é notória. Senão vejamos: ainda agora começou o período oficial de transferências e os citizens já encaixaram 47 milhões de euros em vendas - Negredo (27 milhões), Nastasic (9,5), Rekik (5), Scott Sinclair (3,5) e Boyata (2) -, além de ter poupado em salários ao deixar sair a custo zero jogadores outrora importantes como Micah Richards, James Milner, Lampard ou mesmo Guidetti, que acaba de sagrar-se campeão da Europa de sub-21. A inversão no plano financeiro é de tal forma evidente que, a 3 de Julho, o City já fez mais dinheiro em vendas do que em qualquer um dos anteriores sete defesos! Dá que pensar.
E para contrabalançar, Manuel Pellegrini apenas investiu... 3 milhões de euros num jovem avançado turco de 18 anos, de nome relativamente desconhecido: Enes Ünal. A razão é simples: chama-se Fair Play Financeiro da UEFA. O cinto aperta cada vez mais e, depois de, na 4.ª feira, a UEFA ter levantado o castigo aplicado ao PSG, o City é o único clube impedido de comprar jogadores por mais de 60 milhões de euros e a poder inscrever apenas 21 jogadores (em vez de 25) nas competições europeias. Não foi, por isso, por acaso que Pellegrini se ausentou de mansinho da luta titânica pela contratação de Pogba e outras eventuais baixas no plantel deverão ser encaradas como... normais. A verdade é que o valor encaixado em vendas já superou os 44,3 milhões de euros feitos em 2012/13 e a tendência, nos próximos anos, obriga a esta inversão.
Não podemos ser ingénuos e pensar que o City vai ficar só a olhar para Chelsea, Man. United, Arsenal ou mesmo Liverpool a investir. Atacará o mercado mas dificilmente o voltará a fazer sem cabeça. O fantasma do Dínamo Moscovo (suspenso por quatro anos das competições europeias há dias) deixou todos em alerta."

1 comentário:

  1. Rascord a dormir...nada mais enganador: http://www.sapo.pt/noticias/uefa-levanta-provisoriamente-restricoes-a-psg_5596b1afb2dc2bed73c5840f

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!