Últimas indefectivações

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Nomes e originalidades clubistas (I)

"A interrupção do campeonato é um bom pretexto para divagar sobre curiosidades. Assim me pus a pensar no nome pelo qual os clubes são mais chamados (nos media ou pelas pessoas).
O Futebol Clube do Porto é - não sei porquê - o que, frequentemente, é referido pelo seu nome completo. Ou seja além do nome próprio (Porto), pelo apelido (Futebol Clube), mesmo que se fale de outro desporto que não futebol... Um pouco à imagem do seu presidente que, não rato, é chamado por quatro nomes. Fazendo uma comparação, não vejo o Barcelona ser conhecido pelo seu nome completo Futbol Clube Barcelona.
Já o Benfica dá mais pelo nome próprio do que pelo completo Sport Lisboa e Benfica que se usa mais esparsamente. Curiosamente é dos grandes o que, no seio dos adeptos, é também aclamado pelo sigla SLB.
O Sporting Clube de Portugal não tem, na verdadeira acepção da palavra, nome próprio, pois Sporting - como, é quase sempre mencionado em versão curta - é também comum apelido. Havendo muitos, a intensidade do seu uso não é uniforme. O Braga é muitas vezes acompanhado por Sporting, tal como o Covilhã ou o Espinho (aqui para também não se confundir com a Académica de Espinho). Menos frequentemente o é o Farense e quase nunca o Olhanense.
Disse há dias o presidente, do SCP: «Uma das grandes vantagens do Sporting é que se chama Sporting Club de Portugal.(...) Nós representamos Portugal, ou outros (...) províncias ou bairros». Esclarecedora e original essa dita vantagem, sem dúvida. Eu, pela minha parte, sinto-me às mil maravilhas no bairro..."

Bagão Félix, in A Bola

PS: A referência constante ao Futebol Clube Corrupto, em vez de usar simplesmente o nome próprio, tem uma explicação simples: diferenciar o clube da cidade... Portuenses não são Portistas, e são muitos os bons exemplos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!