Últimas indefectivações

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Tranquilo...

Setúbal 0 - 5 Benfica

Diria mesmo demasiado tranquilo... Num relvado tradicionalmente difícil, onde o Benfica raramente ganha folgado - ainda o ano passado, ganhámos, num dos piores jogos da época!!! -, contra uma equipa agressiva (como são todas...), acabámos por descomplicar, marcando cedo, e não deixando o adversário sequer aproximar da nossa área... Apesar das facilidades, é sempre bom recordar que o Setúbal, foi uma das equipas mais activas neste defeso, fazendo algumas contratações 'surpresa', e nas primeira jornadas até tinha dado bons sinais...
O Talisca com o 3 golos vai ser considerado por todos como o homem do jogo... para mim não é surpresa, já que defendi desde do início, e depois de ver alguns vídeos do Brasil, que o Talisca era um avançado, e não um centro-campista como o Jesus inicialmente o quis transformar. Agora com a chegada o Samaris e do Cristante, parece-me que não vamos ver o Talisca novamente no meio-campo... Mas não deixa de ser um pouco irónico, no dia em que o Benfica confirmou a contratação de mais um avançado, supostamente para o lugar do Talisca, que ele tenha feito o seu primeiro hat-trick no Benfica (logo no jogo onde marcou pela primeira vez, num jogo oficial...)!!!
Pessoalmente, estive mais interessado em observar a adaptação do Samaris ao esquema. Não é preciso ver o Grego com a bola nos pés durante muito tempo, para ter a certeza que o homem, é jogador da bola... a única questão, é a adaptação ao esquema do Benfica de Jesus. Apesar do adversário não ter dado muitos problemas defensivos, gostei bastante do jogo do Samaris... nota-se em algumas jogadas, alguma confusão no posicionamento, e ainda hesita no passe, complicando algumas jogadas desnecessariamente, mas isso só será optimizado com os minutos. Na próxima Terça-feira com o Zenit, o teste já será mais complicado, pareceu-me que as compensações nas laterais ainda não estão 'mentalizadas'!!!
O Cristante também teve direito a alguns minutos, numa altura onde o jogo estava 'fechado', mas gostei da postura... mas é necessário outras dificuldades para avaliar definitivamente.

A nota, mais ou menos, negativa vai para o Lima: que continua a trabalhar muito, mas está a passar por uma daquelas fases, onde simplesmente não consegue marcar golos!!! À frente da baliza tudo lhe corre mal, e depois perde o discernimento, e a probabilidade de falhar os golos, ainda aumenta mais... Precisa urgentemente de marcar, para recuperar a confiança.
O objectivo número 1 é o Campeonato, que ninguém se esqueça disso. Mas para que o Campeonato seja conquistado é importante, não 'cair' novamente para a Liga Europa. O Zenit desta época, não é o Zenit do Spalletti das últimas épocas... as dificuldades vão ser muitas, ninguém tenha dúvidas, ainda por cima eles estão com mais rodagem. É verdade que hoje goleámos, é verdade que o ano passado por esta altura andávamos todos histéricos, com os golos sofridos (principalmente de bola parada!!!), mas também é verdade que ainda estamos longe do nosso potencial, que normalmente (com o Jesus) só atingimos lá para Novembro...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!