Últimas indefectivações

sexta-feira, 30 de maio de 2014

O que faz falta ao nosso futebol

"Portugal tem mostrado uma invulgar capacidade na detecção e criação de talentos para o futebol. E são já muitas as centenas de milhões de euros que entraram no País graças à exportação desse bem raro, precioso e altamente cotado. Nesse campo, os clubes têm trabalhado bem, de forma competente e profissional, apostando em infraestruturas de qualidade e rodeando-se de técnicos capazes. Por aí, as coisas vão bem e somos, na verdade, um caso de sucesso na Europa. Porém, no que concerne à criação de condições para uma indústria do futebol que cative mais adeptos e os leve aos estádios, ainda está muito por fazer. Sendo verdade que os principais clubes, ao nível dos quadros superiores, mostram ser capazes de trabalhar em conjunto, não é menos verdade que têm dificuldade em atingir consensos em áreas que podem ser fundamentais para o progresso do negócio do futebol.
O próximo passo, aquele que determinará uma melhoria qualitativa do nosso futebol, será aquele que vai ser dado por uma abordagem conjunta, essencialmente dos grandes clubes, aos problemas que os afligem. À imagem, aliás, do que sucede nas grandes Ligas europeias, onde o exemplo mais perfeito desta filosofia foi dado pelo Bayern de Munique que salvou, há uma dúzia de anos, em nome do negócio do futebol, o arquirival Borussia Dortmund da bancarrota.
É por aí que as coisas, entre nós, deverão desenvolver-se, mais cedo do que mais tarde, de preferência.
As próximas eleições para a Liga de Clubes devem abrir de par em par as portas a uma ideia que leve os clubes a acreditar que o que os une é mais importante do que aquilo que os separa. Porque há vida para além das picardias e da polémica."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: Aquilo que o Delgado não disse, é que para existir este tipo de entendimentos entre os clubes, é preciso que exista confiança entre as instituições... Enquanto as pessoas envolvidas na fabricação de resultados, tanto os corruptores como os corrompidos, continuarem no Futebol, o entendimento é impossível...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!