Últimas indefectivações

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

10 anos



Cresci na antiga Catedral, não tenho nada contra o novo local de peregrinação - bem pelo contrário -, mas a primeira 'casa' tem sempre mais encanto...!!!
A vida da nova Catedral não tem sido fácil, o sofrimento hoje é maior, as vitórias acontecem com menor regularidade, a militância treme, o contexto social não ajuda, o comodismo das televisões é assustador...
Mas o Benfiquismo é imortal, e tenho a convicção absoluta que nos próximos 10 anos, vamos ter ainda mais motivos de alegria na nossa Catedral !!!

14 comentários:

  1. Penso como tu:

    Foi um crime destruir um dos mais miticos e imponentes Estádios do Mundo.

    Votei contra essa demolição até porque já tinha uma maquete, que guardo religiosamente onde a cobertura, Vermelha ainda mais sublimava aquela imponência.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. A antiga catedral tinha uma mística e encantamento especiais e perdura entre uma das minhas memórias mais gratificantes da infância. Visitá - la era como entrar num reino de excepção e sentir - me parte de um exército glorioso e conquistador, ser parte de algo de uma dimensão superior,onde os valores e as capacidades se transcendiam no objectivo comum a todos... a vitória.
    Todavia não confundo o mistério e a ambiência de algo que vivi num contexto determinado... com uma
    « prisão temporal » da qual não se pode sair para a modernidade e para a dinâmica de vida actual.
    Os tempos são outros, a sociedade outra e a economia ainda outra... esquecer isto e a necessidade e razoabilidade de o estádio se adequar ao momento presente, da sua dimensão e custos de manutenção se adaptarem à realidade das TVs e dos adeptos de sofá, à tremenda diversificação das opções de lazer das familias e logicamente à pressão económica que se vive em todo o mundo...
    Esquecer tudo isto e dizer... devíamos ter ficado com o estádio anterior, rejeitando um passo bem dado e melhor pensado, rejeitando a evidência de que uma estrutura gigantesca de 120. 000 lugares
    ( mais do dobro da capacidade actual... ds 55.000 )... é incomportável para a realidade das assistências actuais,do cumprimento de requisitos técnicos e de preservação das estruturas.
    Esquecer tudo isto... e continuar a dizer deviamos ter ficado com o último estádio... não me parece de todo razoável ou sequer intelectualmente correcto.
    Quanto muito e aí também o digo... era bom existirem condições para ficar com o antigo estádio... mas isso só no país das fábulas ou dos anti - tudo!

    ResponderEliminar
  3. Ainda hoje me pergunto como foi possível demolir um estádio como o da Luz, com toda a história e glória que o envolvia! A nova catedral é um motivo de orgulho para qualquer benfiquista, mas em 10 anos de existência ainda nos trouxe pouco a nível desportivo... Mas tenho a mesma convicção, o Benfica é grande e dará com certeza muitos motivos de alegria aos adeptos nos próximos anos ;)

    ResponderEliminar
  4. Conde,

    Tenho nostalgia pelo antigo Estádio, se fosse eu a decidir não sei qual seria a decisão, mas não considero criminoso a construção do novo Estádio.
    Foi uma decisão difícil, que já foi tomada, e ponto final. Agora é olhar em frente, construir novas memórias na nova Catedral, e nós que temos memórias da antiga Catedral, só temos que as transmitir às gerações mais novas.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. A nossa realidade actual é o novo estádio e o seu « encantamento pessoal », a sua aura de grande catedral e o seu fascínio e atracção crescerá com as vitórias.
    Falta - lhe... que tenhamos equipas ganhadoras, com records de invencibilidade caseira, com novas e cativantes goleadas aos principais rivais.
    Um estádio faz - se de história e os tempos recentes, ainda não conferiram ao novo... aquele sentimento de fortaleza inexpugnável, de terror e temor de quem o visita.
    Não tenho dúvidas que assim que o consigamos, o estádio ganhará aos olhos de todos... a imponência e valor que tem... mas isso só o sentimento de invencibilidade e de vitória traz!

    ResponderEliminar

  6. Caro Abidos

    A ti respondo-te mesmo que o prisma pelo que vemos o Nosso Benfica de hoje seja diamentralmente oposto.

    Respondo-te porque pese a tua juventude não és daqueles que tentam vestir as calças peça cabeça ou que enroupam filosofias de pacotilha para debitar pesporrência.

    Também já deves ter notado, sem que faça disso profissão de fé, que este Benfiquismo de net começa a saturar-me pois o meu objectivo que começou há uns bons anos, de forma quase isolada, já tem hoje melhores defensores do que eu.

    Não fora a gravidade da situação e o amor ao Meu Benfica cuja dedicação, como sabes, me ocupou e ainda ocupa uma grande fatia do meu dia a dia, rir-me-ia das patetices e lamentaria o vernáculo insultuoso por aqui usado que algumas virgens ofendidas que mais não debitam do que banalidades confundem quando são retratados.

    Nunca serei inimigo de quem não conheço nem mesmo daqueles que conheço e não aprecio porque essa é uma das palavras do dicionário que não uso.

    Posto o introito, que não encomendaste, quero dizer-te e sabes que foi verdade que acompanhei de perto toda a discussão da remodelaçao do antigo Estádio, como como te disse tenho o previlégio de o puder imaginar pois a maqueta, que referi, assim mo permite.

    A prova provada de que a sua demolição foi precipitada e criminosa são os argumentos da cassete que foi passada que muitos seguidistas engolem como cerejas com perolas que referem a exagerada grandeza, os custos de manutenção e até inconveniente para os adeptos do sofá. Para que mentes muitos sens´veis não se escandalizem direi só que alguns estão mais que explicados e outros são ridiculos porque desconhecem na plenitude os custos e os efeitos da dita remodelação.

    Eu sei que ainda não justifiquei o motivo da minha denúncia já que não é minha intenção fazê-lo sem que antes tu me digas as razões, que eu sei que não tens, pois quando referes a tua nostalgia mais não confessas do que o teu conformismo perante o rumo de quem apoias.

    Lembro-te só, porque penso que sabes, que nesta data ainda falta pagar mais de metade do dito estádio a que acrescerás os muitos milhões de juros, quase incalculáveis, pois a ULTIMA tranche de SESSENTA MILHÕES se vence em 2024.

    Achas que ainda será Viera a pagá-la.

    Se a esta direcção se louva o mérito das isntalações e se concluímos que quase tudo está por pagar, se temos um passivo de 500 milhões se quase nada ganhamos no mandato mais longo que algum presidente teve, diz-me ????

    Como queres que apoie esta gente de que conheço não só o presente mas o seu passado de ódio e prejuízo ao Benfica ???

    Como posso eu apoiar apoios espúrios a gente corrupta e amiga de que ele se ufana ???

    Como posso apoiar as cosntantes mentirosas promessas nunca cumpridas.

    Muitos Benfiquistas falam do sistema, que existe, mas como pode o presidente da maior instituição deste país manter tanta pusilaminidade, tanta covardia perante as ofensas e humilhações de que o Clube é vitima ???

    Poderia até ser mais directo e objectivo mas até me doi publicar algumas coisas de que tenho mais vergonha que o seu autor mas não duvides a não ser atalhado o nosso futuro será bem mais negro do que o recebido.

    PS-Fui só eu que vi e ouvi ha uns anos Viera dizer que o Esta´dio estaria pago em 2008/2209.

    Como é possível os Benfiquistas fazerem orelhas moicas a esta e muitas outras bem piores.

    Pensa nisso e diz-me lá algumas razões importantes e fundametadas que que não fosse feita a remodelção da Verdadeira Catedral.

    Deixo-te só um handicap. O custo seria de 10M de contos com 25% participados pelo Estado e que o actual saltou de um orçamento de 24 para 32 M de contos, precisamente 1/3 de derrapagem.

    Passamos a vida a criticar a politica de cimento dos governos e aplaudimos a nossa.

    Também aqui o Benfica se confunde com o País, nenhum a paga.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. A modernidade contempla - nos com novos hábitos e ritos por demais estranhos, vivemos tempos em que quem utiliza o baixo calão e a mais rasteira das ordinarices se sente ofendido... por outros indivíduos terem opinião e a expressarem de forma civilizada e educada!
    A vivência nesse mundo próprio e pessoal e giro consoante em torno do seu ego,leva esses indivíduos a assumirem que são detentores da verdade absoluta e habitantes de uma elite ( de percentagem ).
    Desconhecem pormenores tão simples como a despesa inerente à manutenção de uma estrutura gigante e absoleta de 120.000 lugares ou ainda o custo real e não fantasioso da sua remodelação total e depois novamente da manutenção da mesma estrutura remodelada ( questões então colocadas e largamente discutidas )... . e isto no tempo em que se discutem assistências
    ( nem falo das deste ano mas de anteriores ) e a adequação de estádios desta dimensão a um mundo crescentemente invadido pelas facilidades e comodidades das televisões, das novas tecnologias e das múltiplas distracções que progressivamente afastam as pessoas dos estádios.
    Quando tudo isto é visível e discutido um pouco por todo o mundo... existem pessoas que falam, falam , falam e ainda desconhecem os reais custos de uma remodelação e as suas implicações em termos de engenharia de estruturas
    ( surpresa... não se poderia nunca falar de uma remodelação... mas sim de várias faseadas no tempo, pois a estrutura original não foi idealizada a pensar em adequações e inovações futuras e só isto... apenas isto, discutido com o mais elementar do engenheiros civis deste país explicariam que a fantasia da melhor opção pela remodelação... se revelaria um «elefante branco ».
    Enfim... felizmente os « castelos de areia » não precisam de cálculos estruturais,volumétricos ou de respeitar imposições da UEFA... um balde e uma pázinha chegam!!!

    ResponderEliminar

  8. Vou espetar mais um bocadinho a faca (( mata porcos)) para ver se entendo os teus gemidos.

    Se não fosses patarata, se não andasses armado em beato de sacristia terias reparado que o meu comentário tinha destinatário, se a providência não tivesse sido avara contigo obrigando-te a andar neste mundo com o peso das alforges carregadas de livros((e que pesadas são as que transportas)) limitando-te a declamares baboseiras e subverter o conhecimento, se, pese tudo isto, ainda te restasse um pingo de humildade não contraporias a tua pesporrência cassetada ao conhecimento de quem viveu os factos, de quem acompanhou os estudos, de quem tem domentos e pareceres sobre todos os incovenietes que apontas, de quem num comentário anterior atribuiu ao actual estádio uma capacidade de 55.000 espectadores, de quem fala em obseletismo porque obsoleta é a sua mente e por isso não pretendo fazer de professor a uma mente formatada que teria dificuldade de assimilar algo mais do que isto:

    Após a remodelação a capacidade da Verdadeira Catedral seria de 80.000 lugares.

    Portanto fica com o que sabes, não tentes inderectamente marrar comigo porque se o fizeres vou espetar a faca mais um pouco e assim sucessivamente.

    Já levei por aí com muitos paraquedistas e até à data o cinto deles nunca abriu pese cada vez ter menos pachorra para imbecias rabejadores que fogem sempre da cabeço do touro.

    PS-Faz lá mais um comentário a pedir a minha expulsão daqui tu que ainda nem reparaste o terreno que pisas e só te enterras.

    Comigo é cara a cara.

    ResponderEliminar
  9. Primeiro ponto... se alguém possui documentos factuais ou seja provas de uma opção que seria criminosa de construir um novo estádio face a estudos que comprovariam que a remodelação seria economicamente e funcionalmente melhor para o Benfica... porque é que não as apresentou na PJ?
    Ou estaremos na senda anti - Vieira do costume... eu sei tudo, o primo do tio do meu vizinho também, o colegas do café também... mas por mero acaso... tenho as provas mas não sei porquê não dão para apresentar!!!
    Segundo ponto... fico realmente preocupado se tens os « domentos » e não os apresentas na justiça.
    Temo que apesar de todos os
    « incovenietes » e da pouca pachorra para lidar
    « inderectamente » com « imbecias»... me surpreendeste e me convenceste de que tens razão! Afinal quem ofende e insulta com termos como: patarata,imbecil,insinuação de burrice ou de ser um touro para poder marrar ou de proferir baboseiras... claramente demonstra que está do lado da razão e tem um visão cristalina de tudo.
    E que fazer... perante a melhor comprovação de todas... dessa verdade... quem diz que: « vai espetar a faca ( mata porcos ) », « para não marrar directamente »... e continua com ameaças dizendo: « ainda não reparaste o terreno que pisas e só te enterras »... certamente é alguém que tem toda a razão.
    Afinal ofender, insultar e ameaçar são as melhores provas de se é uma pessoa de bem!
    Quanto a sugestões de expulsões, não sugiro nada... mas é verdade... reparo apenas e com curiosidade que a consciência tem destas coisas!
    Por último e porque pelo menos tive um elogio no meio de tantos e salutares insultos... afinal fui laureado com a frase alusiva a ser um « beato e sacristia »... deixo o meu exercício de reflexão para melhor compreender a certeza educacional e democrática de quem tão agradavelmente me questionou:

    “Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir entre elas.”

    Reinhold Niebuhr


    ResponderEliminar

  10. Sabes gosto pouco de serrar presunto pois prefiro fatiá-lo ou cubicá-lo com a tal faca de matar porcos. ((Espero que agora não me julgues algum assassino.

    E dizer-te só que não debites ""máximas"" de outrem e fixa esta.

    Ao valorizares gralhas alheias ocultando os teus erros revelas o teu caracter. É de graça pois poupas dinheiro em mais livros para meter nas alforges.

    E ainda levas outra de bonus:

    Se depois de informado continuares a insistir no abstrato o ""burro"" não é é o outro.

    Se a minha personalidade te intriga informa-te ((anda por aí muita gente que me conhece pelas mais diversas formas)) ou pede o meu email ao blogue porque eu dou sempre a cara.



    PS-É impressão minha ou aterraste agora e ainda não largaste a trombeta ???

    Passa bem ou não fosse eu um samaritano avesso a divindades e misticismos.

    ResponderEliminar
  11. A personalidade de alguém que insiste na ofensa e na ameaça e que articula duas frases sem sentido, verdade ou coerência aparente... e parece extremamente satisfeito consigo próprio pela proeza, certamente não me intriga e talvez me inspire na melhor das hipóteses compaixão.

    Fica também uma adenda de algo que os « mais informados »... desconhecem, parecem querer desconhecer, ou que em alguma realidade virtual ou paralela... nunca ocorreu ( e era totalmente desconhecido pelo arquitecto responsável pela remodelação do estádio e pela sua equipa de engenharia ):

    «"As novas imposições da UEFA e do Instituto Nacional de Desporto [para construção de recintos desportivos] podem, apesar de não termos a certeza, fazer abalar a estrutura do estádio, porque as portas terão de ser substancialmente alargadas. Ora, Tomás Taveira disse-me que isso num estádio antigo pode mexer com a estrutura".

    Certamente que declarações públicas nunca contestadas pela ordem dos arquitectos ou engenheiros, nem por nenhum dos associados também publicamente não interessam nem existem...

    Nem interessa minimamente aquela coisa estranha da democracia... em que é colocada em votação na assembleia geral do Benfica a hipótese de optar ou não por um estádio novo... já sabemos que para certa formas de estar na vida e de viver em sociedade... quando a maioria não vota conforme o sentido de voto desejado... então é porque foi tudo viciado e tal e os sócios que votaram nada têm a ver com o que votaram... a culpa é sempre do presidente que respeita a votação dos sócios ( e enfim isso deve ser mau ou quem sabe contra o estatutos ).
    É afinal o principio básico de todos os tiranos da história mundial, um « monte de rapazes bem intencionados »... que sabiam mais do que as maiorias e para as ajudar na sua ignorância decidiam por elas!
    Enfim... quem sabe tudo e é tão importante... de que está à espera para mudar o Benfica e arranjar um candidato com uma credibilidade pelo menos acima do medíocre, para não se assistir depois a tristezas em cima do joelho de Brunos e Rangeis.
    Muita conversa... mas depois vésperas das eleições e lá vem um Guerra Madaleno e depois a culpa é da tal percentagem e de não seguirem os maravilhosos candidatos que a elite da minoria tão bem escolheu.
    Enfim... é isto o mundo actual.

    P.S: Ser um Samaritano e não acreditar em Deus é historicamente impossível... mas, é como digo numa realidade paralela tudo é possível... até alterar a história da humanidade.


    ResponderEliminar

  12. Relê o meu ultimo comentário e se não souberes pede que interpretá-lo vai dar banho ao cão porque não perderei mais um segundo com rabejadores como tu.

    Se ele ladrar responde-lhe.

    ResponderEliminar
  13. Excelente argumentação,autêntica poesia de excelso e pungente valor literário.
    Esta forma de refutar questões, elevando sempre o diálogo a novos patamares educacionais e culturais será sem dúvida prova indubitável da razão.
    Alegrem - se os céus e a terra!
    Quem não terá ficado convencido... certamente o mundo todo e se de uma « faena » se tratasse certamente seria aplaudida de pé.
    Sendo assim e absolutamente contundido pela poder de tais palavras, também me retiro de cena... esperando sinceramente que « esse não perder de tempo » sejam não... vãs palavras...mas o fim real de tão fastidiosa provação.

    ResponderEliminar
  14. Apesar de considerar este talvez o melhor Blog do Benfica, deixo hoje de aqui comentar...com alguma pena é certo, mas sendo sempre coerente e verdadeiro com a minha linha de pensamento e forma de estar na sociedade, outra decisão não poderia tomar.
    A partir do momento em que é condicionada e restringida a livre defesa de pontos de vista pelo insulto, pela ofensa fácil e pela ameaça gratuita...
    a discussão sadia e de argumentação recíproca,num espaço que devia ser somente de agradável e prazenteiro convívio torna - se penosa e não cumpre com a premissa primária de qualquer diálogo civilizado... a aprendizagem mútua e a troca de argumentação de forma justa e adequada.
    Assim e porque não vejo na permissão do insulto e na ausência de chamada de atenção pedagógica aos infractores... um caminho correcto, deixo o espaço aberto para os mesmos destilarem os seus ódios, rancores e complexos de vida da forma que melhor lhes aprouver... apenas procuro tranquilidade e saber coisas do nosso Benfica, não certamente aborrecimentos e agressões verbais entre o que suponho eu, deveriam ser antes de mais, irmãos de caminhada.
    Mas enfim, não é assim que muitos agora vêm o Benfica, a opção pelo clima de guerra e divisão parece estar em voga... e certamente existe esse direito e é exercendo também o meu que deixo essas guerras absurdas « para quem as quiser comprar ».

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!