Últimas indefectivações

quinta-feira, 6 de junho de 2013

A primeira Grande Vitória

"Na Quinta Nova, em Carcavelos, no I Campeonato Regional de Lisboa, o Sport Lisboa e Benfica vence, por 2-1, o Carcavellos Club... Sábado, pelas 10h30, vamos reviver esse dia!

Há 106 anos, em 10 de Fevereiro de 1907, ecoou pela cidade um pregão de regozijo. Os ingleses invencíveis acabaram de ser vencidos, na Quinta Nova, pelo Sport Lisboa só com portugueses. O Futebol em Portugal começava a mudar...

No início de 1907 uma vitória histórica, inimaginável e retumbante que haveria de dar novo nome ao Clube, 'Gloriosíssimo' após uma proeza sem paralelo: derrotar os invictos 'mestres ingleses' do Cabo Submarino, em Carcavelos. No início da segunda volta da Liga, o Sport Lisboa e Benfica desloca-se a Carcavelos...
Havia sempre alguma ansiedade e expectativa para este confronto. Alguns adeptos chegaram cansados, porque se enganaram e meteram-se no comboio que ia somente até Paço de Arcos, tendo de ir a correr até Carcavelos, para chegarem à hora marcada para o jogo.
A expectativa de grande interesse por este encontro resultava, especialmente, da fama de invencibilidade que os 'mestres ingleses' do Cabo Submarino, de Carcavelos tinham e da confiança do Carcavelos em si mesmo. De facto, o Carcavelos apenas duas vezes tinha sido batido num largo período de anos - em 1897 e 1898. E os resultados no príncipio da temporada, para a Liga foram eloquentes, só com triunfos: Sport Lisboa, 3-1; Lisbon C.C., 3-0; Internacional, 4-1 e 6-0, este já em 20 de Janeiro de 1907.
A confiança num novo triunfo no jogo frente ao Benfica tornou-se tão pública que foi referida em 'Os Sports', com a indicação de que o Carcavelos mandara pedir ao Sport Lisboa que levasse, para o desafio, os seus melhores jogadores. Além do que tal atitude pode ter representado de firme confiança nos recursos próprios, deve ser também reflectido o belo espírito desportivo dos ingleses, para os quais interessava sobretudo o brilhantismo da partida como exibição de futebol.
Alinhámos com os mesmos jogadores dos últimos dois jogos: Mora; Henrique Costa e Emílio Carvalho; Fortunato Levy (cap.), António Couto (2.º golo) e Aníbal Santos; Marcial Costa, António Rosa Rodrigues, Daniel Queirós Santos (1.º golo), Cândido Rosa Rodrigues e David Fonseca.
Vencemos o Carcavellos Club, por 2-1, com o golo da equipa adversária a ser marcado nos últimos momentos da partida.

Um feito para a história
O Clube alcançara o maior e mais brilhante de todos os triunfos conquistados desde a Fundação, algo impensável para um Clube só com futebolistas portugueses... que apenas tinha três anos de existência!
O Carcavellos Club estava invencível desde 1898, há nove anos, tendo jogado 18 encontros, com 16 vitórias e 2 empates. Foi a terceira derrota do Carcavellos Club desde a sua fundação em 1976. A notícia correu célere entre os desportistas de Lisboa. O Sport Lisboa embalava rumo ao triunfo como agremiação desportiva. Félix Bermudes, capitão do 2.º 'team' passou a denominar o Clube por 'Gloriosíssimo'.
Depois deste acontecimento os jogos do Sport Lisboa passaram a ser acompanhados por muitos espectadores sempre à espera de nova e retumbante vitória do Glorioso.
Em 1906/07 não conquistámos o título - ficámos em 2.º lugar atrás do Carcavelos - mas tornámo-nos num Clube popular e respeitado. Em 1909/10, no IV Regional de Lisboa, interrompemos o tricampeonato dos 'mestres ingleses' e demos expressão ganhadora ao Clube mais popular de Portugal: o nosso Benfica!
E porque motivo lhe contamos agora esta história? Porque sábado, dia 8 de Junho, pelas 10h30, este momento será revivido e evocado, sendo que para o efeito estarão frente-a-frente os veteranos do Benfica e do Carcavelos, num jogo solidário, a realizar na Linha. Para a semana mostramos-lhe como tudo aconteceu!

A imprensa deu destaque a esta vitória
«O acontecimento da última semana foi a vitória de um grupo desportivo português de futebol, com o primeiro 'team' inglês de Carcavelos, que conseguira manter-se invicto durante doze anos (erro: nove). E o grupo que tão brilhantemente atestou a capacidade e a destreza nacionais, para o jogo atlético favorito dos ingleses, seus inventores, foi o primeiro 'team' do clube Sport Lisboa, o decano dos clubes portugueses de futebol! Viva o Sport Lisboa!»
(Os Sports)

«Há já muitos que o clube inglês, devido ao seu constante treino, perícia no jogo e ataque combinado dos seus 'forwards' (avançados), não era batido por nenhum grupo português; cabe, pois, ao Sport Lisboa a honra de ter acabado com o 'feitiço', e bem o merece, pois é um dos melhores 'teams' portugueses que se apresentam em campo. Ao Carcavelos faltavam três dos seus melhores jogadores, por motivo de doença, o que concorreu (devemos lealmente confessá-lo) para a sua inferioridade no jogo. O 'goal' marcado pelo Carcavelos não foi defendido propositadamente, pelo grupo português, com o pretexto de já passar de hora. Alguns registaram, por isso, o resultado final de 2-0.»
(Tiro e Sport)

«Os valentes e reputados jogadores que constituem esse 'team' (o Sport Lisboa), incontestavelmente o melhor, mais harmónico e o mais unido que, com elementos portugueses, se tem conseguido reunir, são: Manuel Mora, Emílio, Albano, Couto, Levy, Manuel Costa, António Rodrigues, Daniel, Cândido Rosa Rodrigues e David da Fonseca. O desafio em questão foi um dos mais belos que, no nosso País, se têm jogado. Foi uma flagrante demonstração do que podem a tenacidade, a perseverança e a energia postas ao serviço do nosso admirável temperamento, impetuoso e ardente. A vitória do Sport Lisboa não foi um facto acidental: foi consequência da activa preparação e do aturado estudo do brilhante 'team' português. Com efeito, o Sport Lisboa foi vencido no seu primeiro encontro com o mesmo clube, embora na primeira parte a vantagem fosse sua. No segundo encontro, conseguiu empatar. No terceiro, finalmente, alcançou a vitória tão longamente almejada, conquistada tão briosamente. É, pois, digno dos mais calorosos aplausos este valoroso grupo, que tão elevadamente soube representar o País no mais universal dos exercícios atléticos.»
(Os Sports)"

Alberto Miguéns, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!