Últimas indefectivações

domingo, 5 de maio de 2013

Tenham cuidado, ele é perigoso…

"Portugal está em festa, em particular os benfiquistas. Está conseguida a final europeia que fugia aos encarnados há 23 anos. Muito mais que a imagem de Jorge Jesus a gritar para dentro de campo ao ponto de fazer cair a pastilha, apanhando-a num movimento contínuo (sem olhar, revelando instintos notáveis e ilustrando bem o facto de tudo estar “controlado” pelo técnico encarnado na última meia-final… até uma pastilha mais viva), há momentos do jogo que marcam e justificam melhor o motivo de festim por parte das hostes encarnadas.
Aconteceram aos 36, 67 e 80 minutos do jogo que serviu de acesso à final da Liga Europa 2013, ante o Fenerbahçe e só tiveram um protagonista: Óscar Cardozo. Os momentos dos golos têm de ser assinalados pela frieza, a calma e a técnica aplicada pelo paraguaio nas execuções que coloriram o marcador a favor dos encarnados, o outro momento é destacado pelo facto de ser notória a quebra física do “Tacuara” que se deitou no chão abatido pelas cãibras. Sinal do esforço, da entrega e dedicação de um jogador que muitas vezes fora criticado pelo facto de não ter tais características. Sinal do crescimento do avançado benfiquista. 
Desde a mão de Jesus, passando pela concorrência interna (Rodrigo e Lima, não tendo as mesmas características do Tacuara, são dois excelentes avançados-centro), acabando na simplesmente explicação da evolução natural de jogador, há muitos factores que podem apontar para a evolução de um dos melhores homens-golo que a Luz já conheceu (números são factos, e o número de golos que ele já leva tem de ser assim interpretado, sem qualquer tipo de subjectividade).
Antes da época que corre, apesar de ter merecido a distinção de melhor marcador do campeonato por 2 vezes e de garantir pelo menos 20 golos por temporada, o Tacuara era assobiado constantemente pelos adeptos e criticado bastas vezes na comunicação social. Parecia muitas vezes alheado do jogo, à espera que a bola lhe chegasse aos pés para a fazer beijar as redes e ser dono e senhor do protagonismo, tinha uma postura bastante posicional, deslocando-se poucas vezes da sua àrea de “jurisdição”, e parecia suar pouco uma camisola que é frequentemente designada por “manto sagrado” pelos adeptos encarnados (e que, portanto, tem de sair de campo com as marcas da alma - esforço e suor - de quem a veste).
Desde o início da época 2012/2013, foram aumentando gradualmente as deslocações às alas para tabelar com os colegas, as viagens a terrenos mais recuados para vir buscar jogo e lançar ataque (!) e até a confiança que os seus companheiros têm na sua … velocidade, tamanhas são as solicitações para a “corrida de Cardozo”.
Ganhou características novas e não perdeu a frieza na hora de facturar, pelo contrário, até a apurou com remates decisivos a pôr a mente sobre o coração, a técnica sobre a força - sinal evidente do equilíbrio mental que terá ganho.
É agora um avançado mais completo, mais apetrechado de características que o colocam, agora sim!, entre a nata mundial dos “bombardeiros”. Para os companheiros, é um jogador solidário e disponível com quem dá gosto jogar, para os adversários é uma dor de cabeça constante pela eficaz exploração dos seus pontos fortes e o desenvolvimento de novas características que o toram ainda mais… perigoso!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!