Últimas indefectivações

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Mundo de fantasia

"Nada tenho contra o Boavista. Pelo contrário, creio que o Benfica teria a ganhar com a existência de um segundo clube na cidade do Porto, de forma a equilibrar os pratos de ma balança que tem em Lisboa um contra-peso a puxar-nos constantemente pelos calcanhares - e cujo fardo se faz sentir, não tanto nos relvados, mas principalmente no espaço mediático em redor dos mesmos.
Jogadores marcantes na história do Benfica, vieram do Boavista. Recordo-me, por exemplo, de João Pinto, Isaías ou Nuno Gomes.
Tive o privilégio de festejar um título (porventura o mais saboroso da minha vivência desportiva) nas bancadas do Bessa, sendo essa uma recordação que jamais irei esquecer.
Pese embora tudo isto, não posso estar de acordo com a recente decisão da Liga de Clubes, que não só aponta para a reintegração do Boavista no principal Campeonato, como, a reboque disso, impõe um alargamento suicida.
Deixo de lado o facto de tal decisão estar sustentada numa prescrição, que, pelo menos aos meus lhos, não inocenta ninguém. Detenho-me nos aspectos económicos.
A situação do País é conhecida. Os patrocinadores desapareceram como areia por entre os dedos. O flagelo dos salários em atraso atinge a maioria dos clubes. E, perante este panorama, eis que corremos o risco de ver um Campeonato inflacionado por equipas medíocres, com muito menos competitividade (e, esta época, à 25.ª jornada, os dois primeiros ainda não perderam um só jogo), muito menos dinheiro para dividir, e, certamente, muito mais problemas, inclusive ao nível da Verdade Desportiva (ou da falta dela).
Defendo, há muito, uma Liga profissional com dez clubes (ou mesmo oito), a quatro voltas, deixando tudo o resto por conta do amadorismo. Nem sei se ma II Divisão fará sentido. Talvez apenas Campeonatos Regionais, com uma Fase Final para apurar uma equipa a promover. Tudo o resto é fantasia, de quem ainda não percebeu que o (nosso) Mundo mudou, e que esta é uma actividade deficitária que poucos clubes têm condições para sustentar."

Luís Fialho, in O Benfica

1 comentário:

  1. Caro Sr.

    Envie-me o seu email para lhe enviar o acórdão da FPF, onde constam os factos ridiculos da pretensa coação..relembro o que diz a lei desportiva sobre isso.

    art. 55.º do RD da Liga que regula a coação desportiva. Segundo a norma, “os clubes que exerçam violências físicas ou morais [...] sobre qualquer elemento da equipa de arbitragem com o fim de, por qualquer forma, ocasionar condições anormais na direcção do encontro” são punidos com descida de divisão e multa de 50 mil a 200 mil euros.

    Justiça para o Boavista!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!