Últimas indefectivações

quinta-feira, 7 de março de 2013

Tudo mudou

"Há um mês, o FC Porto revelava uma pujança impressionante, parecendo imparável na caminhada para o título, enquanto o Benfica dava mostras de uma quebra física e exibicional.
Há um mês, o Barcelona passeava-se no campeonato espanhol, com 16 pontos de avanço, e o Real Madrid era humilhado. Messi acabava de conquistar pela quarta vez o ceptro de melhor do Mundo, batia recordes atrás de recordes, enquanto Ronaldo roía as unhas.
Um mês depois, o Benfica está com 2 pontos de avanço na Liga, o Real Madrid venceu duas vezes o Barça em quatro dias, Ronaldo agigantou-se e Messi apagou-se.
Isto mostra a imprevisibilidade do futebol – e devia aconselhar calma aos mais exaltados. No ano passado, Jesus foi crucificado por deitar a perder 5 pontos de avanço em relação ao Porto. Ora, quando nada o fazia prever, o Porto perdeu de repente 4 pontos neste campeonato.
O futebol é isto. Não vale a pena procurar bodes expiatórios. E só há um modo de os clubes crescerem de forma sustentada e chegarem aos títulos: com serenidade e estabilidade.
O FC Porto é o exemplo máximo disso: tem um presidente há 30 anos e os resultados vêem-se. O Benfica está no bom caminho, e nas últimas épocas recuperou muito terreno em relação ao Porto. Quanto ao Sporting, espero que aprenda estas lições – e dê tempo à próxima direcção  dê tempo a este treinador, para se consolidarem processos, rotinas, padrões de jogo.
Só com estabilidade se alcançam vitórias. A instabilidade gera necessariamente uma “espiral recessiva”, de que o Sporting foi este ano a grande vítima. O Sporting é hoje a prova mais eloquente dos malefícios da instabilidade interna."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!