Últimas indefectivações

quinta-feira, 21 de março de 2013

Magia e crueza

"Um Campeonato decide-se nos detalhes, diria Mr. de La Palisse se , no séc. XVI, houvesse futebol. Na época passada, os detalhes fora para o SLB uma mistura cumulativa: o cansaço em Guimarães, a inutilização de Rodrigo por Bruno Alves em S. Petersburgo, os indisfarçáveis e fatais erros de arbitragem no jogo em Coimbra e no decisivo jogo na Luz contra o Porto.
Este ano, ainda estamos longe de saber quem vai ser campeão. Mas os pormenores podem decidir. Ironicamente, o magnífico Jackson Martínez fracassou nos piores momentos. Não desfez dois empates (Olhanense e Marítimo) ao ter desperdiçado 2 dos últimos 3 penalties que falhou em 4 hipóteses. No Benfica, Lima garantiu mais 2 pontos no último minuto contra a Académica convertendo uma grande penalidade e o mal-amado Cardozo apontou o castigo máximo na vitória por 1-0 em Aveiro.
Se Jackson Martínez os tivesse marcado e Lima e Cardozo tivessem falhado os seus, o Benfica passaria de 1.º com 4 pontos de avanço para 2.º com 4 pontos atrás do Porto.
Tudo isto faz parte da imprevisibilidade apaixonante do futebol. Os golos não valem todos o mesmo. Houve golos espectaculares do ponta-de-lança portista, que ele bem trocaria por penalties convertidos. E talvez agora se perceba melhor quão é errada essa ideia de desvalorizar um atacante que, no seu pecúlio, tem muitos penalties marcados.
Cardozo - que este ano em 8 ocasiões ainda não falhou nenhuma - continua a ser criticado no Paraguai porque falhou um penalty decisivo no Mundial contra a Espanha, que provavelmente não viria a ser campeã se não fosse aquela falha do jogador do Benfica.
É o futebol em toda a sua magia e crueza."

Bagão Félix, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!