Últimas indefectivações

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O calcanhar de Jesus

"Recordo a passagem de um texto que escrevi a seguir à eliminatória entre o Benfica e o Braga para a Liga Europa: “No conjunto dos dois jogos, o Benfica criou 12 oportunidades de golo e o Braga 3. Além dos 2 golos marcados, o Benfica atirou 2 bolas ao poste, Artur [na altura guarda-redes do Braga] fez 4 defesas impossíveis, e houve 4 perdidas escandalosas de Cardozo e Saviola. Em contrapartida, os dois golos do Braga resultaram de lances fortuitos: um livre e um canto”.
Em jogos anteriores entre Braga e Benfica a exibição foi muitas vezes melhor do que o resultado. No sábado passado, foi ao contrário: o resultado foi melhor do que a exibição.
Jesus foi criticado pela atitude da equipa na 2ª parte. Mas qualquer treinador, apanhando-se a ganhar 2-0 em Braga, faria o que ele fez: procurar controlar o jogo e apostar no contra-ataque.
Só que o Benfica não sabe controlar os jogos nem tem jogadores para isso. O único médio de raiz é Matic. Quanto aos outros, Enzo Perez é um extremo adaptado, Salvio e Ola John são extremos à antiga, Gaitán é um malabarista. Ora, Matic não pode bater-se sozinho contra 3 ou 4 adversários rotinados na função.
O Benfica é muito bom quando consegue meter rapidamente a bola no ataque e jogar no último terço do terreno; quando o jogo se enreda no meio campo (como aconteceu contra o FC Porto e o Braga), é um drama.
Para se tornar definitivamente uma grande equipa, o Benfica tem de aliar, à capacidade de atacar, a sabedoria de “meter o jogo no congelador”. Mas para isso precisa de dois médios típicos, que não tem. 

P.S. – O meu Belenenses ganhou ao Benfica B e está quase na 1ª Liga. Parabéns"

1 comentário:

  1. "Só que o Benfica não sabe controlar os jogos nem tem jogadores para isso."
    Não tem? O Benfica não tem jogadores dotados tecnicamente, que através dessa técnica sejam capazes de conservar a posse da bola?

    "O único médio de raiz é Matic. Quanto aos outros, Enzo Perez é um extremo adaptado, Salvio e Ola John são extremos à antiga, Gaitán é um malabarista. Ora, Matic não pode bater-se sozinho contra 3 ou 4 adversários rotinados na função."

    Então e o Barcelona? Pela mesma linha de raciocínio, o Busquets é o único médio de raíz, pois Xavi é um malabarista e o Iniesta é um extremo adaptado... não?!

    O Benfica precisa é de mais treino. Jogou numa forma diferente daquela que tem jogado para o campeonato. Era normal que num jogo frente a um adversário competitivo, que houvesse falhas. De qualquer maneira, o Benfica após o golo do Braga não caiu como os comentadores durante o encontro vaticinavam...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!