Últimas indefectivações

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Objectivamente (Espírito Santo)

"Guilherme Santana Graça Espírito Santo, um dos maiores desportistas de sempre da nossa geração, merece a mais sincera homenagem de todos os que vivem os verdadeiros valores do Desporto.
Guilherme Espírito Santo como era conhecido no futebol desde 1936, ano em que se estreou ao serviço do Benfica em Setúbal, no velho campo dos Arcos, nasceu em Lisboa no dia 30 de Outubro de 1919, mas era de ascendência angolana e para África voltou com a família aos 8 anos de idade. Depois foi em Angola que se iniciou no futebol numa filial do Benfica em Luanda.
Posteriormente veio a concretizar o sonho de jogar no Glorioso aos 17 anos iniciando uma longa carreira de verdadeiro desportista «globbetrotter» sagrando-se campeão no Futebol, Atletismo e Ténis.
Algumas curiosidades contadas pelo próprio fazem as delícias de quem admira estes verdadeiros campeões que antecederam os não menos gloriosos campeões europeus dos anos 60, e que revelam a verdadeira aptidão para o desporto em todas as vertentes.
Quando Guilherme Espírito Santo em busca de uma bola que havia saído das 4 linhas saltou uma fasquia de 1,70 com a maior facilidade enquanto os seus companheiros de clube treinavam e tentavam... e tentavam sem sucesso alcançar aquela marca. Dizia GES que deveria ser «porque em Angola fui mordido por um macaco!». Mas foi também no Atletismo que conseguiu grandes marcas. Recordista nacional de salto em Altura por 3 vezes, a última das quais em Agosto de 1940 com 1,88m, só em 1960 outro angolano que representou o Benfica com enorme mérito Rui Mingas bateu essa marca saltando 1,90m.
Rui Mingas, tal como Barceló de Carvalho (o conhecido cantor Bonga), foram também eles grandes sucessores de GES no Benfica representando Angola e o continente Africano que sempre marcou a história do Benfica."

João Diogo, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!