Últimas indefectivações

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mercado 'versus' formação

"A famigerada sentença Bosman alterou radicalmente a estrutura do futebol: desde então, os mais importantes clubes europeus decidiram reduzir o investimento na formação e reforça-la no scouting e no mercado. Há muito tempo que os viveiros do Milan, do Inter ou da Juventus deixaram de produzir frutos visíveis e o mesmo se diga do Real Madrid, do Manchester United, do FC Porto ou do Benfica. Quem não se lembra de Maldini, Baresi, Costacurta, Tassoti, Albertini (Milan), Butragueño, Michel, Sanchiz, Camacho (Real Madrid), Beckham, Scholes, Giggs, Gary Neville (Manchester United), todos nascidos, crescidos e mantidos nas equipas desses mesmos clubes? Hoje, os dirigentes preferem o mercado e sabe-se porquê: a compra e venda de jogadores é dominada pela corrupção, pelas comissões dos agentes e pelos subornos ocultos. Em Portugal, por exemplo, só agora é que os principais clubes alargaram as suas representações às equipas B.
A maioria das regras, porém, têm sempre uma excepção que, neste capítulo, é o Barcelona, o único grande clube europeu a agir contra a corrente. Em vez de privilegiar o mercado elege o produto da casa e os resultados são, em todos os aspectos fabulosos, quer em termos de espectáculo, quer em termos de triunfos. E agora tomem nota: Valdés, Puyol, Xavi, Iniesta, Messi, Busquets, Pedro, Piqué, Thiago Alcântra, todos em actividade são filhos de Camp Nou. Os próprios Fabregas e Jordi Alba, que regressaram às origens depois de breves parêntesis, respectivamente, no futebol inglês e no Valência, nasceram e afirmaram-se lá. E há mais, prontos a entrar em cena."

Manuel Martins de Sá, in A Bola

PS: O problema é que o próprio Barça, apesar da aposta na cantera - com bastante sucesso -, não evitou uma divida gigantesca, ordenados altíssimos, e contratações por valores elevados (algumas totalmente falhadas)...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!