Últimas indefectivações

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Futegol

"Entre uma pletora de frases feitas e desprovidas de sentido no futebol, há duas que me irritam sobremaneira: 'cada jogo é um jogo' e 'um jogo de cada vez'.
Todavia, atrevo-me aqui a exaltálas. Não mudei de ideias quanto à sua inutilidade, mas acontecimentos recentes proporcionaram-me uma diferente abordagem.
Passo a explicar: nas últimas semanas houve 4 jogos que deveriam figurar num manual: Como passar a gostar de futebol.
Refiro-me ao Alemanha-Suécia para o Mundial 2014. Em casa, os germânicos goleavam por 4 a 0 aos 60 m. Pois não é que no tempo restante, os nórdicos chegaram ao empate!
Depois, o Corunha 4 - Barcelona 5: um hino ao futebol, depois da melhor equipa do mundo até ter chegado com facilidade aos 3-0!
Há dias, para a Taça da Liga Inglesa (aquela que aqui se despreza enquanto não se é seu vencedor...), o Reading enfia 4 batatas ao Arsenal que empata no último minuto com a devolução dos referidos tubérculos, e no prolongamento o resultado final é mais próprio do hóquei em patins: Reading 5 - Arsenal 7. Se fosse cá, 5-7... só mesmo em cartões!
Por fim, ainda na Inglaterra (é lá que o futebol-jogo e o futebol-espectáculo se casaram indissoluvelmente) e para a mesma taça, Chelsea 5 - Manchester United 4, depois de os londrinos forçarem um prolongamento no derradeiro minuto.
Futgol: 38 golos (9,5 por partida!). Jogados como se a última jogada fosse a primeira. Onde não há impossíveis, mas a magia de imprevisibilidade. Como na final europeia de 62 (Benfica 5 - Real Madrid 3) e no Mundial de 66 (Portugal 5 - Coreia 3).
Pois é: cada jogo é um jogo e um jogo de cada vez. Assim sim!"

Bagão Félix, in A Bola

1 comentário:

  1. Pois é, meu amigo: o futebol é um jogo imprevisível e onde tudo pode acontecer; ao Barcelona, ao R.Madrid, á Alemanha, etc. e tal. Mas esquecem-se que existe uma equipa no mundo que, mesmo com planteis assim, assim, é imbatível e não perde com ninguém: qual será? E porque será?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!