Últimas indefectivações

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Vencer para crer

"Frente ao Sporting e depois do excelente resultado obtido em Inglaterra, o Benfica mostrou que tem o seu destino nas mãos, ou seja, que depende muito mais de si próprio do que dos outros para conseguir chegar onde todos desejamos. Mesmo reduzido a dez jogadores, por se ter combinado a emotividade exuberante de Cardozo com o excesso de rigor do árbitro, o Benfica reajustou de forma exemplar o seu dispositivo táctico e não permitiu que a inferioridade numérica o traísse. A equipa está coesa, segura, bem preparada e tem alternativas para todas as posições e para todos os imponderáveis, como sempre deve acontecer com quem se prepara para ser campeão.

E merece um destaque especial o modo como o público benfiquista, a grande massa SLB, se transforma, numa dinâmica imparável e comovente, no 12.º jogador de cada partida, ou mesmo no 11.º como aconteceu no passado sábado, com a inconveniente 'baixa' de Cardozo.

Quando as bancadas vibram com o que a equipa faz no terreno, há um suplemento de energia, de esperança e de convicção que nunca se esgota. E, com o País em fase depressiva, há quem vá ao estádio, faça chuva ou faça sol, para poder acreditar que há mais vida para além da dívida pública, mais alegria para além da tristeza dos cortes salariais e do agravamento substancial de carga fiscal. As pessoas precisam de acreditar naquilo que as afaste das nuvens negras da incerteza e da angústia colectiva. As pessoas precisam de libertar emoções e de mobilizar afectos. As pessoas precisam de fazer da solidariedade uma ponte a ligar corações e vontades, como acontecem, de forma tocante, com a doação de medula óssea para o filho de Carlos Martins. Porque, é bom não esquecer, as pessoas são pessoas antes de serem meros números para suportar previsões e cálculos quase sempre falíveis. As pessoas são pessoas e deverão estar sempre antes das conveniências e da frieza das estratégias do poder, seja ele qual for.

É por isso que a vitória sabe tão bem, porque antecipa as que ainda estão para vir e que hão-de ser sobre a adversidade e a descrença."


José Jorge Letria, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!