Últimas indefectivações

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Decisivo?

"Na próxima terça-feira, em Old Trafford, o Benfica pode já definir o seu destino na fase de Grupos da Liga dos Campeões.

O indigesto empate cedido em casa na jornada anterior não inviabilizou as esperanças no apuramento, mas complicou as contas, abrindo algumas possibilidades pouco simpáticas. Se, por um lado, ma vitória em Manchester, qualquer que ela seja, garante matematicamente o primeiro lugar do grupo - aspecto extremamente importante para reforçamos as nossas aspirações na fase seguinte -, por outro lado, ma eventual derrota por mais de um golo de diferença (que o diabo seja cego!) deixa o Benfica, desde logo, dependente de terceiros. Na verdade, se esse resultado acontecesse, e, paralelamente, o Basileia vencesse na Roménia (combinação que não é difícil de imaginar), suíços e ingleses entrariam na última jornada com a certeza de que um 2-0 serviria para os apurar a ambos, deixando o Benfica de fora (independentemente do número de golos que marcasse ao Otelul, pois com três equipas empatadas a onze pontos, só os golos marcados entre elas seriam considerados).

Não pensemos nessa possibilidade, e aguardemos que a nossa equipa consiga trazer um resultado positivo, que pode ser a vitória, como pode também ser um empate - situação em que o apuramento ficaria muito perto de se concretizar, e em que o primeiro lugar do grupo estaria em aberto para a última jornada (então sim, com os golos ao Otelul a contarem para efeitos de desempate).

Em 17 anos, só por uma vez ultrapassámos a Fase de Grupos de uma competição onde, antes, havíamos alcançado grandes feitos. Depois de épocas de amargura (chegámos a ficar fora de todas as provas europeias), o Benfica tem seguido o seu caminho, e o actual posicionamento no ranking da UEFA já reflecte essa viragem ao encontro da história. Em 2002 éramos 91ºs, agora somos 14ºs, muito por via das boas prestações na Liga Europa. Falta que, na cintilante Champions League, possamos dar o passo definitivo capaz de nos recolar entre os grandes."


Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!