Últimas indefectivações

sexta-feira, 29 de julho de 2011

José Àguas "cantado" pela filha do "Pai Herói"

"Foi Helena Águas (a Lena d'Água das canções, voz única e inesquecível) que, utilizando o seu apelido de baptismo, decidiu escrever 'José Águas, o Meu Pai Herói' (Oficina do Livro), biografia de um dos maiores jogadores de sempre do Futebol português, mas também uma homenagem capaz de reavivar memórias exaltantes, e, por isso mesmo, um verdadeiro acto de amor.

Lendo este livro bem construído e bem escrito, ficamos a saber muito mais sobre o grande jogador do Benfica e da Selecção Nacional, sobre o pai e sobre o marido, sobre o homem que escrevia belas cartas de amor aos filhos e se tornou, tão merecidamente, o herói deles. Este é um livro que fala do Futebol como competição desportiva, quando ainda não possuía a dimensão mediática e global que hoje tem, mas também da vida de um homem que se tornou ídolo de multidões num País ainda a preto e branco.

Tem ainda este livro um especial elemento de atracção para o leitor, seja ele benfiquista ou de outro clube: um prefácio comovido e comovente de António Lobo Antunes, que nos faz sentir ainda mais benfiquistas, mesmo quando, como acontece no seu caso, o tempo relativiza a mágoa das derrotas e conduz ao despreocupado 'estou-me nas tintas'. Mas eu sei, também por experiência própria, que essa atitude é muito mais para evitar a decepção e a tristeza do que para arrefecer o que nos vai no coração. Um benfiquista é sempre benfiquista, e se ler esta biografia de José Águas, escrita pela sua filha, Helena, com a tinta forte de admiração e de um tocante amor, ainda sente mais essa camisola colada à pelo e ao coração.

'O Meu Pai Herói', que nasceu de um convite feito em boa hora pela editora, Maria João Lourenço, a Helena Águas - Lena d'Água, é uma biografia 'sui generis', que revela dotes narrativos desconhecidos da cantora e nos permite partilhar a glória vivida por esse pai herói que tantas alegrias deu aos benfiquistas e a Portugal. A Não perder."


José Jorge Letria, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!