Últimas indefectivações

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O ponta-de-lança elegante

"No ano em que se comemoram 50 anos da conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, recordamos José Águas, em dos melhores pontas-de-lança da história do Benfica e o capitão que ergueu o primeiro troféu europeu da história do futebol nacional.

Nasceu em Luanda, em 1930, mas três décadas depois viria a ficar imortalizado em imagem. José Águas, o capitão benfquista que em 1961 ergueu a Taça dos Campeões, num momento que nunca os amantes do desporto-rei, em Portugal, esquecerão. Ele que nessa mesma final, diante do Barcelona (vitória 'encarnada' por 3-2), marcara aos catalães. O marco numa carreira de um ídolo que nunca marcou menos de 18 golos por época ao serviço do Benfica. De 'águia' ao peito, ganhou cinco campeonatos (1955, 1957, 1960, 1961 e 1963), sete Taças de Portugal e foi o melhor marcador do campeonato em cinco ocasiões. Mas dois golos ficarão decerto na sua memória. O primeiro da equipa frente ao Barcelona, na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1961, e, igualmente, o primeiro apontado frente ao Real Madrid, em nova final, um ano depois. Foi, portanto, decisivo também quando mais a história exigia.

Herança de golos

Estreou-se ao serviço da Selecção Nacional a 23 de novembro de 1952, no empate a uma bola frente à Áustria. Totalizou 25 internacionalizações, marcou 11 golos. Despediu-se a 17 de maio de 1962, na derrota por 1-2 frente à Bélgica. Depois de ter abandonado o Benfica, aos 33 anos, representou o FK Austria Wien, retirando-se um ano depois. Faleceu em Lisboa, aos 70 anos, já depois de ter assistido à evolução do seu próprio filho, Rui Águas. O habitual 'nove' benfiquista, no final dos anos 80 e inicio dos 90, herdou do pai a capacidade de cabecear, sendo também ele um goleador no clube da Luz, assim como na Selecção Nacional. Foi mesmo protagonista no apuramento para uma final europeia, em 1988, quando marcou os dois golos com que o Benfica eliminou os romenos do Steaua de Bucareste na meia-final da Taça dos Campeões Europeus. O Benfica perdeu a final frente ao PSV Eindhoven no desempate por grandes penalidades. Mas, quando passam 50 anos da conquista da primeira Taça dos Campeões Europeus do futebol português, ninguém esquece a imagem daquele elegante goleador que, em 1961, abriu o caminho para a vitória sobre o Barcelona e ergueu ele mesmo o mais cobiçado dos troféus.

Chamava-se José Águas..."

Ricardo Soares, in Mística

1 comentário:

  1. Esse sim era um goleador a Benfica ,outros tempos  gloriosos que vão chegat em breve ....

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!